Alunos do Colégio dos Jesuítas vão participar de seleção para Olimpíadas


Os alunos do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas foram convidados a participar de um processo seletivo, que definirá os estudantes que vão integrar as equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Os estudantes, Henrique Lovisi Ennes (2ª série), Lara Dutra Fonseca (3ª série) e Maria Vitória Torres Finamore (3ª série), foram convidados pelo coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle. A seleção se baseou em critérios relacionados ao desempenho dos estudantes na edição 2014 da competição nacional.

O processo de seleção para as duas competições compreende estudos complementares de Astronomia e a realização de quatro provas, realizadas nos meses de novembro de 2014, janeiro, março e abril de 2015. Segundo os organizadores, o conteúdo possui um nível mais alto do que o utilizado na prova da OBA, em 2014.

Em 2015, a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica acontecerá na cidade de Semarang, na Indonésia. Nos anos de 2006 e 2007, o aluno do Colégio dos Jesuítas, Hugo Fonseca Araújo, participou da Olimpíada Internacional de Astronomia, conquistando para o Brasil, respectivamente, as medalhas de bronze (Mumbai, na Índia) e de prata (Simeiz, na Ucrânia).

 

Fonte: Colégio dos Jesuítas (MG)