Alunos da ETE participarão da Febrace 2015

Projetos selecionados durante a ProjETE vão concorrer a prêmios na maior feira de Ciências e Engenharia do país

Na foto, um dos grupos que participará da 13ª Febrace.

Em 2014, cerca de 700 alunos da ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa) se esforçaram, pesquisaram e desenvolveram diversos projetos. Destes, três foram selecionados por um comitê avaliador e serão expostos na 13ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo), maior feira do setor para pré-universitários do Brasil.

As invenções, apresentadas durante a 34ª edição da ProjETE (Feira de Projetos Futuristas), que aconteceu entre os dias 8 e 10 de outubro, englobaram as áreas de Automação, Eletrônica, Biomédica e Telecomunicações. Desenvolvidos por alunos da ETE, os trabalhos vencedores são uma mescla de criatividade e utilidade.

Pelo 12º ano consecutivo, os melhores projetos da ProjETE foram selecionados para participar da Febrace. Em edições anteriores, os alunos conquistaram 66 prêmios, nacionais e internacionais, por suas inovações. “A Feira de Projetos Futuristas da ETE coloca os nossos alunos nessa grande oportunidade que é participar da Febrace. uma experiência de extrema importância para a vida profissional. Lá eles têm uma visão do mercado nacional e concorrerão, de igual para igual, com outras escolas do país”, afirma o coordenador da ProjETE, professor Fábio Carli Rodrigues Teixeira. “Vale ressaltar também que a Febrace permite que os alunos apresentem seus projetos para grandes empresas do Brasil, o que cultiva o lado empreendedor dos estudantes”, conclui.

Todos os anos, mais de 150 ideias são apresentadas na ProjETE e varias empresas, como Inatel, Algar, Pixel, Clear TV e Ericsson e também a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí (MG) apoiam as criações, incentivando os alunos com premiações. A próxima Febrace será realizada entre os dias 17 e 19 de março de 2015. O evento reunirá projetos de estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Os participantes concorrerão a diversos prêmios, sendo alguns internacionais.

Conheça os projetos premiados:

Manta Térmica Automática – O objetivo do projeto é manter uma pessoa aquecida, controlando a temperatura do corpo através de uma manta térmica. Um sensor identifica a temperatura da pessoa por meio de contato com um fio de níquel e a regula de acordo com a necessidade, procurando manter a temperatura ideal para o corpo humano. Grupo: (Autores) João Gabriel da Silva, Jonatas Joabe de Oliveira e Pedro Henrique Santos Luzia; (Colaboradora) Yara Letícia de Almeida.

Recurso Cibernético numa Proposta de Telepresença com mobilidade – Desenvolvido para auxiliar na comunicação a longa distância. Através de um meio físico (móvel), utiliza videoconferência e substitui a presença de uma pessoa em determinado local, em situação de urgência, por um robô, que será controlado a quilômetros de distância. Grupo: (Autores) Otávio E. Rodrigues, Eugênio dos Santos Silva e Millena Carolina Costa; (Colaboradora) Bruna Gabriella Baldoni de Almeida.


Sistema Residencial de Geração de Energia Através do Fluxo de água com Hidrômetro Digital – Gera energia elétrica por meio do fluxo de água residencial, juntamente com um hidrômetro digital. A água vinda da caixa circula sobre uma turbina geradora de energia elétrica. A energia é armazenada em baterias e pode ser utilizada para alimentar cargas externas. Grupo: (Autores) Guilherme Costa de Oliveira, Luis Gabriel Carvalho e Fernando Iemini; (Colaboradores) Costa Renan Tavares Santos e Isabella Bianchetti Sirça.

Fonte: ETE