Ação de voluntariado ajuda famílias do Rio de Janeiro

Ex-alunos do Colégio Santo Inácio participam de iniciativa que constrói casas em comunidades

Eles já não frequentam mais o Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), e muitos iniciaram trajetórias de aprendizado e de carreira distintas. Mas, em 2014, esses ex-alunos se uniram novamente em torno de um objetivo comum: buscar formas para melhorar as condições de vida de pessoas que não têm casa para morar. E, assim, desde o começo do ano, um grupo de 20 ex-alunos do Colégio Santo Inácio tem participado ativamente da construção de casas pré-fabricadas para moradores da Baixada Fluminense.

O projeto, coordenado pela ONG Teto, surgiu há 15 anos por iniciativa de jesuítas chilenos, e, atualmente, atua em 19 países da América Latina. As casas, produzidas pela iniciativa, ficam prontas em dois dias. Cada estrutura tem 18 metros quadrados e é erguida sobre estacas, para evitar a entrada de água, friagem, insetos e roedores.

Entre os dias 13 e 14 de dezembro, os ex-alunos do Colégio Santo Inácio vão participar de um mutirão para construir vinte casas nos bairros de Jardim Gramacho, Vila Beira Mar e Parque das Missões. Para Ana Carolina Almeida, estudante de Engenharia de Computação e ex-aluna do Santo Inácio, são ações como essa que colaboram para a construção de um mundo melhor. “Existe uma possibilidade de promover protagonismo social. Esse projeto nos proporciona um contato muito forte com a realidade, com a solidariedade sem nome, cor ou religião. Isso tudo incentiva nossa vontade de transformar”, afirma Ana. 

Conheça mais sobre o projeto no site www.techo.org.

 

Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)