Alunos do Colégio São Luís participam de mostra de Teatro

Estudantes vão dar vida a diversos personagens durante a 8ª edição do Projeto Conexões

Os alunos do Colégio São Luís participam da 8ª edição do Projeto Conexões de Teatro Jovem, que acontece entre os dias 6 e 23 de novembro, em São Paulo. A iniciativa, que reúne estudantes entre 12 e 19 anos, é a versão nacional do renomado Connections, do National Theatre de Londres (Inglaterra).

O objetivo do Projeto é dar espaço para a produção de peças feitas por jovens e para jovens com temas para reflexão e aprendizado. Para isso, reúne grupos de teatro de escolas públicas, particulares e independentes. A cada ano, a iniciativa convida autores renomados, do Brasil e do exterior, para escrever peças inéditas. Em 2014, as peças abordam temas da atualidade, como a escassez de água, a questão política e os conflitos sociais. Além disso, presta uma homenagem aos 450 anos de William Shakespeare. 

Um dos destaques dessa edição é a peça A Voz do silêncio, de José Arthur Ridolfo, ex-aluno do Colégio São Luís, que estreia como dramaturgo. “Tudo o que vivi no Conexões me ajudou a seguir e decidir pelas áreas da Literatura e das Artes Cênicas, além disso, todos os textos que encenei foram de altíssima qualidade, e, praticamente, todos os que li serviram de inspiração para escrever o meu próprio texto”, afirma Ridolfo.

O autor, que participou do Projeto de 2007 a 2011, destaca a importância do relacionamento com as pessoas que integram a iniciativa. “A convivência com os grupos e os profissionais envolvidos, como professores, atores e dramaturgos, contribuiu para minha formação pessoal e profissional. Esse é um projeto inteligente, divertido e com objetivo nobre”, ressalta Ridolfo.

Outros destaques serão as apresentações de Mentiroso, comédia fantasiosa escrita por Gregory Burke, ganhador do prêmio Critics Circle de Dramaturgo Mais Promissor. E da obra Anoesis, do grupo escocês Junction 25, formado por jovens com idades entre 11 e 18 anos, que pesquisa o teatro contemporâneo no Tramway Theatre, em Glasgow, na Escócia. “A interação entre os dois países, Escócia e Brasil, nesta edição do Conexões foi muito inspiradora” diz Malu Penna, do British Council responsável pela vinda dos jovens escoceses para o Conexões. Cerca de 300 estudantes participam dessa edição do Projeto.

 

Serviço:

8ª Mostra Conexões de Teatro Jovem – De 6 a 23 de novembro

Local: Teatro Cultura Inglesa

Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 333, Pinheiros | São Paulo (SP)

Ingressos gratuitos (bilheteria abre uma hora antes de cada apresentação)

Mais informações no site www.conexoes.org.br.

 

 Fonte: Colégio São Luís