Dia Nacional da Juventude é celebrado no ES

Paróquia Nossa Senhora da Assunção promoveu atividades

A Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Anchieta (ES), celebrou o Dia Nacional da Juventude (DNJ), em 25 de outubro, no Centro Cultural de Anchieta. O evento, realizado em parceria com Paróquia de Sto. Antônio de Pádua, em Iconha (ES), e com o Espaço Magis de Jovens, refletiu sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2014 e debateu a problemática do tráfico humano envolvendo jovens.

Os coordenadores do evento, Fernando Osa e Joelia Mota destacaram a importância do momento. “O Dia Nacional da Juventude é um momento celebrativo, onde a juventude é convidada a refletir sobre sua postura diante da sociedade, e especificamente nesse ano, sobre a temática do tráfico humano. É uma oportunidade para se comemorar alegrias e conquistas, junto com os jovens das mais variadas pastorais, movimentos e comunidades”, contou Fernando.

Para o padre jesuíta Felipe Soriano, animador da juventude inaciana capixaba, “o objetivo do DNJ é promover reflexão, formação e conscientização das juventudes para que, a luz do projeto cristão, isto é, inspirados pelo Evangelho, sejam sinal transformador do Reino de Deus na sociedade”, afirmou.

O DNJ, promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção, contou com oficinas de teatro, música e pintura. “Foi realizada também uma breve discussão em grupo sobre o tema. Os jovens puderam socializar o tema por meio da arte. Essa é a primeira vez que a Paróquia de Anchieta realiza o DNJ”, explicou padre Felipe.

Dioceses, paróquias e comunidades do Brasil comemoraram a 29ª edição do Dia Nacional da Juventude, com a realização de diferentes atividades locais e nacionais.  A fundamentação bíblica para o DNJ em 2014 foi “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos dos opressores” (Jr 22,3a) e o lema “Feitos para sermos livres, não escravos”.

 

Fonte: Pastoral da Comunicação, Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Anchieta (ES).