Concerto Didático

Colégio Diocesano promove projeto sobre música instrumental

O Colégio Diocesano, através do Departamento de Arte, promove o projeto Concerto Didático, que tem como objetivo difundir e popularizar a música instrumental de qualidade. O público da iniciativa são os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental.

Como metodologia para o desenvolvimento do projeto, o professor Gustavo Cipriano, idealizador do Concerto, optou por construí-lo em quatro momentos. O primeiro, apresentando aos alunos os instrumentos musicais e suas famílias, contextualizando a temática em sala de aula.

No segundo, os alunos visitaram o Palácio da Música de Teresina no dia 18 de setembro. Lá puderam conferir um ensaio musical e conhecer os aspectos arquitetônicos que levam um espaço a ser adequado para uma apresentação musical, como acústica e localização da cabine de som.

No momento seguinte, alunos, pais e funcionários foram agraciados com um concerto didático realizado pela Banda Mestre Duda, no dia 26 de setembro, no auditório do Diocesano. “No concerto todos conheceram a classificação e as famílias dos instrumentos musicais (Cordofones, Aerofones, Membranofones, Idiofones e Eletrofones) reconhecendo cada som a partir de repertório bem variado, que foi do erudito ao popular”, explica Gustavo.

Como última etapa do Projeto, o Diocesano teve a honra de receber a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), sob a regência do maestro Aurélio Melo, para executar peças de forma didática. “Essa iniciativa do colégio é muito positiva, pois amplia as iniciativas culturais existentes em nossa capital. Essa é a primeira vez que a OST faz essa atividade em uma escola”, comemora Gustavo.

Fonte: Colégio Diocesano