Centro Loyola de BH promove atividades


O Centro Loyola de Belo Horizonte (MG) promoveu diversos cursos durante o mês de setembro. Confira as atividades:

Cristianismo e o sentido da vida

A palestra da Teóloga Maria Clara Bingemer finalizou o mês de setembro com uma reflexão preciosa sobre o Cristianismo e sentido da vida. Um momento para refletir sobre a busca de sentido para a existência, que se dá em meio às inseguranças e tensões cotidianas.

 

Crer e/ou Saber: Gregos e Cristãos

O curso Crer e/ou saber: Gregos e Cristãos aconteceu nas terças-feiras de setembro com a assessoria do professor de Filosofia, Ricardo Fenati. O grupo foi convidado a refletir sobre algumas inquietações que persistem na sociedade contemporânea. Tais como: Nossas crenças sobrevivem ao exame da razão? Podemos mesmo considerar a razão como o melhor instrumento de significação da experiência? 

 

Poesia e Fé em Anchieta

Poesia e Fé em Anchieta foi o nome do minicurso que aconteceu nas noites de quintas-feiras de setembro, com assessoria da professora de Letras da PUC-Minas, Raquel Guimarães. Uma surpresa descobrir a poesia de Anchieta! Um homem que evangelizou através do teatro, da poesia também. Soube traduzir a proposta cristã na linguagem dos indígenas. Não deixou de anunciar o amor de Deus. Uma beleza é o poema para a Virgem Maria.

 

Tecendo a oração com a nossa nudez

No primeiro sábado de setembro, aconteceu o 5º encontro do curso “Buscar a Deus no avesso da trama”. A assessoria foi do Pe. Manuel Hurtado que fez o grupo refletir sobre o sentido da oração na vida cristã. Para orar não podemos estar revestidos de certezas, é preciso reconhecer nossa nudez, abandonar-nos nas mãos de Deus. É preciso desarmar-se de defesas, estar despojado, sem garantias. Deus fala, esta é a convicção fundamental da Bíblia. Deus tem absoluta iniciativa e é gratuita. A oração cristã é, sobretudo, Escuta. Escutar é o melhor dos sacrifícios (1 Sm 15,22).

 

Grupos de Reflexão e partilha

No dia 20 de setembro, o Grupo do padre Alberto Antoniazzi, que discute temas contemporâneos, se reuniu para conversar sobre a Companhia de Jesus, sua missão e características principais. O Grupo “A vida no espelho do texto” continua se encontrando uma vez por mês. A leitura de crônicas de Guimarães Rosa é um “espelho” para a leitura da existência. O Grupo de estudos filosóficos se encontra duas vezes por mês para leitura de textos de filosofia, com a assessoria do Ricardo Fenati.

 

Tarde de Espiritualidade

Sempre no último sábado de cada mês, a Tarde de Espiritualidade oferece espaço e tempo para silêncio, oração, contemplação. Em setembro o orientador foi Fabiano Carneiro, com o tema “Encontrar Deus em todas as coisas”.

 

Fonte: Centro Loyola de Belo Horizonte