Companhia de Jesus promove encontro no Pará

Cerca de 50 jesuítas, entre padres, irmãos e estudantes, participaram de encontros nas cidades de Ananindeua e Belém

Em outubro, a Companhia de Jesus realizou dois eventos no estado do Pará. Entre os dias 1º e 4, o I Encontro de Padres Jovens Jesuítas da Província do Brasil reuniu 25 sacerdotes de diversas partes do país, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Além dos padres, cinco diáconos, que serão ordenados presbíteros no final de 2014, também participaram.

A formação e a missão dos jesuítas foram alguns dos temas abordados durante o encontro. O grupo participou também de uma conversa com o futuro provincial do Brasil, padre João Renato Eidt, sobre as expectativas diante do nascimento da nova Província do Brasil. O evento foi assessorado pelo delegado da Formação dos Jesuítas do Brasil, padre Adelson Araújo, com a colaboração do padre Genilson Neri e do diácono Edilberto Brandão, que ajudaram na organização do evento.

O padre Ilario Govoni, pesquisador da história da Companhia de Jesus, acompanhou os jovens em uma visita aos lugares históricos da presença jesuítica nas cidades de Belém e de Vigia. “O encontro possibilitou que os participantes tivessem um contato com a cultura e a realidade  sócio-eclesial amazônica,  onde os jesuítas se fazem presentes desde o início da evangelização e formação do Brasil”, afirma padre Adelson.

Nos dias 6 a 9 de outubro, aconteceu o Encontro dos irmãos e estudantes em formação na etapa do Magistério, em Belém. Os 25 jovens presentes partilharam suas experiências de vida e participaram de um momento mais prolongado com Deus pela oração dos Exercícios Espirituais.

O encontro foi coordenado pelo delegado de Formação, padre Adelson Araújo, e assessorado pelo padre Guillermo Cardona e pelo irmão Vanderlei Backes. Os participantes também puderam conhecer melhor a missão da Companhia na região amazônica.