Candidatos ao Noviciado participam da convivência Manresa

Etapa faz parte do trabalho das Vocações Jesuítas

Em setembro, 14 jovens participaram da convivência Manresa, etapa do trabalho das Vocações Jesuítas, que compreende promoção, acompanhamento e Plano de Candidatos ao Noviciado da Companhia de Jesus. “Foram momentos ricos de partilha da missão e da formação jesuíta, além da realização dos Exercícios Espirituais de oito dias, das experiências de voluntariado e de entrevistas”, afirma padre Reginaldo Sarto, que acompanhou os participantes junto com os padres Alexandre Raimundo e Jonas Caprini, secretário para Juventude e Vocações da BRA. 

Os jovens, que já estão morando em algumas residências da Ordem religiosa, tiveram a oportunidade de aprofundar o modo de ser jesuíta. “O tempo de discernimento deve proporcionar maior conhecimento da Companhia de Jesus”, explica padre Reginaldo. Segundo ele, “é importante que, ao final desse processo, os candidatos tenham feito uma boa experiência de vida comunitária com espírito de gratuidade e doação em suas atividades cotidianas, na busca pela coerência entre a vida e a vocação que desejam assumir”, completa.

Após a convivência Manresa, os candidatos voltaram para as residências e agora continuam o processo de discernimento vocacional. Através de uma carta escrita no final do retiro, 12 jovens fizeram o pedido formal para ingressar na Companhia de Jesus em 2015.