Projeto de alunos da FEI conquista prêmio Fiesp

Economia de água foi o tema do concurso que premiou as melhores iniciativas na indústria

Os vencedores do concurso receberam certificados de participação. Além da FEI, mais 10 instituições participaram da iniciativa.

Cerca de 400 alunos dos cursos de Engenharia e Administração do Centro Universitário da FEI participaram do concurso “Água: Ideias inovadoras – soluções sustentáveis”, promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A iniciativa tinha como objetivo estimular propostas e contribuições inovadoras para solucionar problemas relacionados ao uso e tratamento da água pela indústria.

Além da FEI, outras 10 universidades participaram do concurso. Cada instituição indicou os três melhores projetos para a premiação, que aconteceu no dia 22 de setembro, em São Paulo. Os 2º e 3º colocados receberam certificados de participação. Além do certificado, o primeiro colocado de cada universidade recebeu um tablet.

Os vencedores da FEI foram os estudantes de Engenharia Mecânica, Jhony Lopes, Kaique Onofre e Robson dos Reis. Os jovens apresentaram medidas para melhorar a utilização da água em uma indústria de molas helicoidais, feixes de molas e acessórios para suspensão automotiva.

Os alunos da FEI também tiveram de fazer o cálculo da pegada hídrica das empresas. “O grupo que recebeu o prêmio propôs soluções com base em observações in loco, como o reaproveitamento do vapor em processos em que há grande perda de água por ebulição, e o engajamento dos funcionários no consumo sustentável”, conta Aílton Pinto Alves Filho, professor de Ecologia nos cursos de Engenharia e coordenador da pós-graduação em Sustentabilidade e Gestão Ambiental Empresarial do Centro Universitário da FEI.

“A FEI está sempre voltada para as demandas da sociedade e para a busca de soluções inovadoras diante de problemas como a crise hídrica pela qual estamos passando. Nossa participação no concurso da Fiesp reforça esse compromisso”, completa Aílton.

Fonte: FE | Foto: ocanoense.com