Jesuíta ganha mostra no Museu da Música de Itu (SP)

Padre Robert Godding divulgou a música sacra por meio de exibições públicas para a comunidade

O Museu da Música, localizado em Itu (SP), inaugurou a mostra ‘Robert Godding, um jesuíta músico em Itu’, em setembro. A exposição, que revela a atuação do compositor inglês na divulgação da música sacra local, é uma homenagem aos 200 anos de restauração da Companhia de Jesus, comemorado dia 7 de agosto de 2014.

Na exposição é possível ver um harmonium (instrumento de teclado com palhetas de bronze) da década de 1940, um diapasão (aparelho metálico que afina instrumentos) da década de 1930, uma reprodução de um caderno de composição de padre Godding, dentre outras peças, que contam a história do jesuíta, que viveu em Itu por 20 anos.

O Museu da Música também oferece, pela primeira vez, aos visitantes um folheto informativo bilíngue sobre a exposição, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, da Escola Prima – Primeira Infância (Salto) e da empresa Eureka Eletromecânica. ‘Robert Godding, um jesuíta músico em Itu’ fica em cartaz até maio de 2015.

O compositor

Robert Godding nasceu em Londres, em 1905, e veio ao Brasil em 1919, para ingressar na Companhia de Jesus. Ordenado padre, em 1934, lecionou música em diversos colégios jesuítas, com destaque para o São Luís, em São Paulo. Foi também missionário rural em Anchieta (ES).

No ano de 1948, e, entre 1959 e 1978, viveu em Itu, na igreja do Bom Jesus, servindo como liderança cultural e espiritual. Nessa igreja foi também organista, regente do coro, que já contava com um importante repertório de música sacra europeia, e que passou a receber obras de sua composição.

Em Itu, Godding fundou o programa radiofônico ‘A Hora Mariana’, que funcionou por mais de 50 anos na Rádio Convenção de Itu. Além disso, o jesuíta lecionou a disciplina de Cultura Religiosa na Escola Regente Feijó. Godding Faleceu em Itu, em 1978, e está enterrado no cemitério municipal.

Serviço:

Museu da Música

Endereço: Rua Floriano Peixoto, nº 480, Centro de Itu (SP).

Horários: Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

www.museudamusicaitu.com.br

Fonte: www.itu.com.br | www.itu.sp.gov.br