Alunos da Rede Jesuíta de Educação se destacam em eventos nacionais


Na foto, os 78 estudantes que participaram da 11ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

Os alunos dos Colégios da Rede Jesuíta de Educação se destacaram em dois eventos de abrangência nacional: a 11ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os estudantes do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ) e do Colégio Diocesano, em Teresina (PI), conquistaram importantes resultados.

 

Exercendo a cidadania

O Parlamento Jovem é um programa que seleciona estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, de todo o Brasil. Para participar da iniciativa, os jovens precisam elaborar um Projeto de Lei de sua autoria. Após essa etapa, o documento é enviado para avaliação das Secretarias de Educação dos estados. Os projetos que mais se destacam são selecionados.

Entre mais de 2 mil propostas inscritas na edição 2014 do programa, foram selecionados 78 projetos, dos quais três têm como autores alunos de Colégios da Rede Jesuíta de Educação. São eles: Bruno Rafael Nogueira (Colégio Anchieta/RJ), Daniel Souza Schulman (Colégio Santo Inácio/RJ), e Vitor Paiva Fiorindo (Colégio dos Jesuítas/MG).

Entre os dias 21 e 26 de setembro, os estudantes vivenciaram a rotina de deputados federais na Câmara dos Deputados, em Brasília. Durante a experiência, os jovens participaram de comissões, que discutiram as propostas selecionadas no programa, e as submeteram a uma votação em plenário.

O projeto de Bruno, aluno do Colégio Anchieta, que trata dos tributos e obrigações das pequenas e microempresas, foi um dos aprovados. Além dele, mais quatro propostas nas áreas de Saúde, Educação, Inclusão Social e Mobilidade Urbana foram aprovadas. Agora, os projetos poderão passar a tramitar de verdade na Câmara caso sejam adotados por algum deputado ou pela Comissão de Legislação Participativa.

Confira os projetos dos alunos da Rede Jesuíta de Educação, que foram selecionados para a 11ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro:

 

Proposta de Bruno Rafael Nogueira | Colégio Anchieta (Nova Friburgo/RJ)

Visa reduzir temporariamente a carga tributária em micro e pequenas empresas por meio da adição dos incisos 27 e 28 do art. 18 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que dispõe sobre o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

 

Proposta de Daniel Sousa Schulman | Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ)

Determina a obrigatoriedade de aulas práticas no ensino das matérias de Física, Biologia e Química, durante o Ensino Médio regular, nas instituições de ensino público e privado.

 

 

 

Proposta de Vitor Paiva Fiorindo | Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG)

Dispõe sobre a implantação e realização nos três anos do Ensino Médio do ENS (Exame Nacional Seriado), que poderá servir como método de ingresso em instituições de Ensino Superior e programas governamentais.

 

 

 

Curiosidade espacial

Testar o conhecimento sobre os fenômenos do universo e as novas tecnologias espaciais é uma das motivações que incentivam estudantes a se inscreveram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A competição, que está em sua 17ª Edição, atrai milhares de estudantes todos os anos. Só em 2014, foram cerca de 800 mil participantes.

Os alunos dos colégios dos Jesuítas, do Santo Inácio e do Diocesano conquistaram 27 medalhas na edição 2014 da competição.  Foram sete medalhas de ouro, sete de prata e treze de bronze.

A OBA é promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira entre alunos de Ensino Fundamental e Médio. O objetivo da competição é difundir conhecimentos básicos relacionados à Astronomia. Para os alunos que se destacaram na Olimpíada, os exercícios propostos aprimoram o raciocínio e o aprendizado. “A prova não se limita a testar o conhecimento. É uma prova informativa, em que se aprende muito sobre Astronomia”, comenta Eduardo Alves da Silva, aluno do Colégio Santo Inácio.

Confira o nome dos estudantes que conquistaram medalhas na 17ª OBA:

 

Ouro

 

Colégio dos Jesuítas

Lara Dutra Fonseca

Laura Fazolatto Ferreira

Maria Eduarda Campos de Almeida

 

Colégio Santo Inácio

Pedro Henrique Lisboa

Daniel Schulman

Maria Francesca Arruda de Amaral

 

Colégio Diocesano

Raian Castelo Branco

 

 

Prata

 

Colégio dos Jesuítas

Arlex Briceño Calle Júnior

Henrique Lovisi Ennes

Lucas Vieira Resende

Maria Vitória Torres Finamore

 

Colégio Santo Inácio

Alexandre Philippi

Pedro Alberto Monteiro Cavalcante

 

Colégio Diocesano

Marcos André Ibiapina

 

Bronze

 

Colégio dos Jesuítas

Gabriel Barreto Calixto

Gabriel Ribeiro Brega

Júlia Melo Pereira

Lucas Alfredo Kollarz

Rhaysa Briceño Vitoi

Thomaz Cunha Ribeiro de Oliveira

 

Colégio Santo Inácio

Eduardo Alves da Silva

Rodrigo Palmeira

Júlia Keller da Costa

 

Colégio Diocesano

Ítalo Mateus

João Lucas Saldanha

Mariana Gama

Rafael Freire

 

Fonte: www2.camara.leg.br | Colégio dos Jesuítas | Colégio Santo Inácio (RJ) | Colégio Diocesano

 

 

 

Fonte: www2.camara.leg.br | Colégio dos Jesuítas | Colégio Santo Inácio (RJ)