Equipe Itinerante realiza Encontro Interinstitucional

Evento proporcionou momentos de reflexão e partilha entre os membros da organização

Na foto (da esq. para a dir.), o padre Paco fala sobre a atuação da Equipe Itinerante.

A Equipe Itinerante promoveu um Encontro de Avaliação Interinstitucional, na Chácara dos Freis Capuchinhos, Refúgio dos Capuchinhos, em Manaus (AM), entre os dias 29 e 31 de agosto. O evento proporcionou um momento de reflexão, de partilha e de tomada de decisões, visando às próximas atividades da equipe.

Participaram do evento os padres jesuítas Alfredo Ferro, assessor do encontro, Bruno Schizzerotto, que representou o padre Adelson Araújo, superior da BAM (Região dependente Brasil Amazônia), Franciso Almenar ‘Paco’, coordenador da Equipe Itinerante, e Rafael Leria, membro da organização. O encontro também contou com a presença de superiores e superioras de congregações religiosas, leigos, representantes de organismos participantes da coordenação colegiada, entre outros.

Os membros da Equipe Itinerante reúnem-se duas vezes por ano. “Eles realizam reuniões com os responsáveis de suas instituições (provincial de uma congregação ou de um organismo), essas pessoas os enviam para esse encontro que realizamos, para auxiliar na avaliação e na partilha das atividades da Equipe Itinerante. Isso é importante para articular melhor o serviço às comunidades, para acolher as pessoas novas, que queiram  fazer parte da equipe e para melhor servir a Amazônia”, afirma padre Paco.

Atualmente, a Equipe Itinerante é composta por dois grupos, um em Manaus (AM) e outro em Tabatinga (AM). E, durante o Encontro de Avaliação, os participantes chegaram a conclusão de que, para 2015, a base de apoio será a cidade de Manaus. Nesse período, a organização buscará planejar a retomada dos trabalhos em Tabatinga e no estado do Acre, nas fronteiras com o Peru, a Colômbia e o Brasil. Segundo padre Paco, “é nessa fronteira que estão os grandes desafios geográficos e existenciais. Desafios impressionantes, que a Equipe Itinerante deseja ajudar e colaborar”.

 

Servir aos demais

A Equipe Itinerante se dedica a apoiar os leigos, as paróquias, as comunidades, as pastorais e as lutas sociais do povo. Os padres que atuam na organização realizam visitas às famílias das comunidades, escutam seus anseios e preocupações. Dessa forma, essas os religiosos conseguem manter um diálogo com os ribeirinhos, indígenas e os moradores de palafitas.

Para o padre Paco, “a Equipe Itinerante compreende-se como um espaço interinstitucional de serviço aos grupos, comunidades, organizações, igrejas, e tantos outros. É formada por um conjunto de pessoas: leigos (as), religiosos (as) e padres. A Equipe procura ser plural e diversificada, respeitando e potencializando os desejos, inquietações, capacidades e carismas de seus participantes, procurando articulá-los com as necessidades que diferentes realidades apresentam”. 

 

Fonte: BAM