CCB promove curso sobre perdas e luto

Cerca de 30 pessoas participaram dos encontros

O CCB (Centro Cultural de Brasília) promoveu o curso Perdas, luto, depressão e cuidado pastoral, com orientação do padre Raniéri de Araújo Gonçalves, entre os dias 5 e 7 de setembro. Nos encontros, o jesuíta apresentou o desafio de acompanhar pessoas que se encontram em situação de perda, seja de um ente querido ou de algo desejado. Padre Raniéri abordou as várias possibilidades de cuidar, pastoralmente, destas pessoas.

Durante a formação, que reuniu cerca de 30 pessoas, o orientador falou das fases do luto, da relação que há entre vínculo, separação, perda e luto. Além disso, abordou a importância do acompanhamento e da escuta atenta e solidária. A dificuldade de falar sobre fracassos, numa sociedade que instiga a termos sempre sucesso e a vencer também foram apresentados, assim como a tendência a negar os sentimentos e da necessidade de tomar consciência do luto, não como doença, mas como algo natural.

Padre Raniéri também lembrou que o processo de perda conduz, com acompanhamento adequado, ao autoconhecimento, pois a perda produz uma série de reações, que passam por algumas fases como negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e, enfim, a aceitação. Também enfatizou a importância do acompanhamento à pessoa que está em luto, na construção da memória agradecida da pessoa amada, processo que ajuda a compreender o mistério de Deus e, assim, fortalecer-se na fé.

Ao final do curso o grupo, sentiu a necessidade em dar continuidade à formação, e já agendou outros encontros.

 

Fonte: CCB com colaboração da Ir. Rosana Araujo Viverios, ANSP.