Beatificação de dom Luciano Mendes

Pe. Contieri é nomeado para presidir comissão de história

O padre Carlos Alberto Contieri, SJ, foi nomeado para presidir a comissão de história, no processo de beatificação e canonização de dom Luciano Mendes de Almeida. O processo foi iniciado pela Arquidiocese de Mariana no dia 27 de agosto, após missa solene presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha.

Segundo padre Contieri, “a comissão de história tem por finalidade reunir toda a documentação necessária para o processo, assim como testemunhos de pessoas ainda vivas. A comissão, em princípio, trabalhará intensamente ao longo de dois anos. Em fins de 2016 ou início de 2017, entregaremos o resultado da pesquisa a dom Geraldo Lyrio”.

O processo

Agora, começa a fase arquidiocesana do processo, com a sessão de instalação do tribunal eclesiástico, que dará início ao procedimento de beatificação, autorizado pela Congregação para a Causa dos Santos, no dia 13 de maio de 2014. Monsenhor Roberto Natali, vigário judicial, postulador da causa de dom Luciano, adianta que se trata do início. “Ainda estamos na fase de preparação para a abertura do processo na diocese”, declarou.

Segundo Mons. Natali, “essa primeira fase ocorre na Arquidiocese de Mariana, onde dom Luciano atuou por 18 anos. A segunda, que é decisiva, será em Roma”. Para que o bispo seja beatificado, será necessário comprovar, com documentos e depoimentos, que ele levou uma vida virtuosa, por meio da prática cristã como a fé, esperança, amor, prudência, fortaleza, temperança, humildade, pobreza, obediência e castidade. Não há prazo determinado para a conclusão da primeira fase.

Caso a documentação seja aprovada em Roma, com um decreto do papa Francisco, dom Luciano passa a ser venerável. A partir desse título, se um milagre alcançado por sua intercessão foi provado, ele será reconhecido como beato. Com a comprovação de um segundo milagre, o religioso será reconhecido como santo.

 

Fonte: www.news.va | G1

Foto: www.diocese-sjc.org.br | Arquidiocese de Mariana