Aluno do Colégio Anchieta participará de cúpula climática na ONU

João Pedro Corrêa Eboli foi o único brasileiro selecionado para participar do evento em Nova York

O jovem João Pedro Corrêa Eboli, aluno da 8ª série do Colégio Anchieta de Porto Alegre (RS), foi o único brasileiro selecionado para participar da Cúpula do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), que será realizada no próximo dia 23 de setembro (terça-feira), em Nova York, nos Estados Unidos.

O estudante de 13 anos participou de um concurso promovido pela Climate Reality Project, ONG fundada pelo ex-vice presidente dos EUA Al Gore, que mobilizou jovens do mundo inteiro. O projeto pedia que os candidatos gravassem um pequeno vídeo onde questionavam os governos sobre como agir diante dos efeitos das mudanças climáticas. Intitulada “Por quê? Por que não?”, a campanha foi lançada no mês de agosto. 

De Porto Alegre, o adolescente embarcará para Nova York no dia 21 (domingo). Ele não só representará o Brasil, mas a América Latina, junto a outros participantes da África, Austrália, Índia, Filipinas, Reino Unido e EUA, no evento que terá a presença de 120 chefes de Estado, incluindo o presidente norte-americano Barack Obama e a presidente da República, Dilma Rousseff.

Em seu discurso, João Pedro defende o desenvolvimento de um plano de silvicultura para estimular a plantação de árvores. No vídeo, ele fala sobre os efeitos do aquecimento global e as consequências da repentina mudança climática. Cita a histórica seca que atinge São Paulo, o esvaziamento dos reservatórios e a falta de água frequente, além da estiagem que gera prejuízos econômicos.

O jovem conta que o interesse em sustentabilidade é estimulado dentro do Colégio Anchieta. São nas aulas da disciplina de ensino religioso que o assunto surge com mais intensidade. “Meu professor, Marcio Longhi, me apresentou a obra do Al Gore e o trabalho dele na ONG. Eu fui me interessando e pesquisando cada vez mais. Ele me incentivou muito para esse assunto. É quase uma aula de Ciências Sociais”, brinca.

Clique aqui e confira a matéria do Jornal do Almoço, do Grupo RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, sobre o jovem João Pedro.

Fonte: ASAV | G1

Foto: Leo Urnauer/G1