Paróquia Santíssima Trindade promove Semana Social

Tarde de serviços valorizou a cultura da comunidade e ofereceu informações sobre saúde e programas sociais

A Paróquia Santíssima Trindade, em Santa Luzia (MG), promoveu a Semana Social 2014, entre os dias 26 e 30 de agosto. O evento foi organizado em duas atividades: Fórum de Debates e Tarde de Serviços, que aconteceu no último dia da programação.

Durante os encontros do Fórum de Debates, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade de Santa Luzia e aprofundaram seus conhecimentos sobre as políticas públicas de saúde e educação. Além disso, descobriram histórias inspiradoras de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento dos bairros e comunidades da região.

A Semana Social foi organizada pelas pastorais que integram o Apostolado Social da Paróquia e por entidades parceiras. No dia 30, a atividade Tarde de Serviços possibilitou que o Centro Viva Vida e o Hiperdia, programas de atendimento integral à saúde dos moradores, ainda desconhecidos por grande parte da população, fossem apresentados. Integrante da equipe multidisciplinar dos equipamentos, a assistente social Elza Maria da Silva destacou os processos, que os cidadãos devem seguir para buscar o acompanhamento médico nas unidades.

Os serviços prestados pelo Centro Viva Vida, unidade de média complexidade em saúde, buscam garantir atenção integral à saúde sexual e reprodutiva de homens e mulheres, além da atenção integral à saúde da criança, principalmente daquelas colocadas em alguma situação de risco. Já o Hiperdia, responsabiliza-se pelo atendimento aos portadores de Hipertensão e Diabetes.

Também na área de saúde, integrantes da Associação de Bombeiros Civis de Santa Luzia (GOPS) promoveram a demonstração de situações do dia-a-dia, nas quais o cidadão poderá atuar com primeiros socorros. Os agentes demonstraram cenas em que as pessoas poderão ajudar, como quando uma criança se engasga, situações de vazamento de gás de cozinha, acidentes automobilísticos e crises de epilepsia.

Cultura e trabalho ao público

Coordenadas pela bailarina Ilma Silvério, crianças e adolescentes, alunas do projeto Ballet Passo a Passo, deram um show de suavidade e elegância ao se apresentar no Espaço Providência da comunidade Nossa Senhora da Penha. A Tarde Social recebeu grande publico, formado por pais, mães e outros parentes das crianças que se deixaram envolver pela música clássica e pelos movimentos do ritmo musical. Já os rapazes e moças, do programa Fica Vivo, demonstraram passos da dança de rua. Os alunos de Kenia Lobinha deixaram-se levar pela música e realizaram ousadas acrobacias.

Além de participar das apresentações culturais, o Ballet Passo a Passo e a Oficina de Dança de rua do Fica Vivo se juntaram ao Coletivo Art22, representando o movimento cultural e social da região.

Importantes facilitadores da Rede Social da Paróquia Santíssima Trindade, pastorais e entidades civis, que atuam na região dos bairros Palmital e Cristina dialogaram com o publico sobre a forma de atuação na sociedade. Estiveram presentes as pastorais da Pessoa Idosa, Carcerária e da Criança, além dos Vicentinos.

O Conselho Tutelar do distrito de São Benedito foi representado pela conselheira Suely Marques Cesar, que tirou diversas dúvidas sobre a atuação do órgão de defesa e proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

O Grupo Harmonia de Amor Exigente e a Associação de Mulheres Criativas promoveram atividades por meio de conversas de seus integrantes com as pessoas que circulavam pelo pátio da igreja Nossa Senhora da Penha, local de realização da Tarde de Serviços. Essa foi a mesma estratégia utilizada pelos integrantes do Instituto Tucum, Fundação Fé e Alegria, Proerd-MG e Mandato da Vereadora Suzane.

Fonte: Paróquia Santíssima Trindade | parsantri.wordpress.com