Centro Loyola de BH promove atividades

O Centro Loyola de Belo Horizonte realizou diversas atividades em agosto. Confira um resumo de cada uma delas:

Fim da pessoa: céu, purgatório e inferno

Assessorado pelo jesuíta Pe. Geraldo de Mori, diretor da Teologia da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), o curso contou com 70 participantes que foram conduzidos a um percurso muito interessante. Pe. Geraldo abordou como as diversas culturas trataram “a morte” e como se originou e desenvolveu a crença na Reencarnação. Depois, tratou da fé na Ressurreição, centro da fé cristã, ao longo da história do cristianismo e, por fim, ajudou o grupo a pensar hoje a fé na ressurreição.

 

Desafios para uma ética contemporânea

A professora de filosofia da FAJE, Claudia Maria Rocha de Oliveira, apresentou a gênese histórica da ética e, como ao longo dos séculos, o homem tentou responder a pergunta: como devo agir? Como devemos viver? Também aprofundou os desafios éticos do mundo atual, inspirada no filósofo Lima Vaz.

 

Salmos para contemplar a ternura inesgotável de Deus

Ao longo do semestre serão propostos alguns salmos para contemplação e meditação. No dia 31 de agosto, foi a vez do salmo 23 “O Senhor é meu pastor, não me falta coisa alguma”. Pe. Ulpiano Vasquez Moro fez uma leitura espiritual do salmo, ajudando o grupo a se colocar no lugar do salmista que em momento de solidão e dificuldade percebe e deseja que Deus o acompanhe.

 

Tarde de Espiritualidade “No fundo de tudo a alegria”

Com o objetivo de refletir e meditar que a alegria é o que nos sustenta, não uma alegria falsa, artificial, mas a alegria de viver, uma alegria “original” e fundante, que é capaz de suportar a dor, o sofrimento, a Tarde de Espiritualidade do dia 30 de agosto, reuniu cerca de 30 pessoas. A experiência foi conduzida por Fátima Fenati, da equipe do Centro Loyola.

 

Atualização Catequética

Prossegue o curso para catequistas e coordenadores de catequese da arquidiocese, que reúne 67 alunos. Em agosto, foram realizados dois encontros: “Recursos para uma catequese criativa” e “Catequese com jovens”, assessorados pela Ana Angélica Ribeiro e Suzane Duarte Almada, respectivamente.

 

Curso de Especialização em Teologia

O curso retomou as atividades em julho e, em agosto, novas disciplinas tiveram início. O 1º ano (32 alunos), iniciou o estudo dos Evangelhos Sinóticos, com a professora Solange Maria do Carmo e do Evangelho de João e Apocalipse com Pe. Konings. O 2º ano (30 alunos), iniciou o estudo de Mariologia, com o Ir. Murad, e de Sacramentos com o professor Rodrigo Ladeira. O 3º ano (41 alunos), iniciou o estudo do Ensino Social da Igreja, com o Pe. Dejair Roberto Rossi e, de Espiritualidade Cristã, com a professora Lucimara Trevizan.

Fonte: Centro Loyola de BH