Rede SJ-CIAS promove VII Seminário da Rede

Encontro realizado no RS reuniu cerca de 100 pessoas

Entre os dias 27 e 28 de agosto, aconteceu o VII Seminário da Rede SJ-CIAS (Rede Jesuíta de Cidadania e Ação Social), no CECREI (Centro de Espiritualidade Cristo Rei), em São Leopoldo (RS). O encontro, coordenado pelo Pe. José Ivo Follmann, diretor de Assistência Social da ASAV (Associação Antônio Vieira) e vice-reitor da Unisinos, teve como tema Demarcando as Nossas Pegadas nas Trilhas da Sociedade Sustentável.

No primeiro dia, os mais de 100 inscritos participaram de três painéis sobre as relações étnico raciais, o diálogo inter-religioso, a superação da pobreza e o meio ambiente. Entre os participantes, estavam colaboradores da ASAV, da Unisinos e dos CJ-CIAS (Centros Jesuítas de Cidadania e Ação Social).

Já no segundo dia, houve um único painel que tratou do empoderamento e da gestão social, da defesa do movimento ecológico, da preservação do meio ambiente e da educação das relações étnico-raciais. Depois, todos se reuniram para um trabalho em grupo de aprofundamento das questões. Durante o encontro, também houve momentos de espiritualidade e de confraternização.

“O seminário capacitou os profissionais dos projetos sociais e retomou as três ênfases trabalhadas. Estamos priorizando e relatando experiências dos projetos e as principais ideias dos grupos”, explica o padre José Ivo. Os participantes do seminário, que acontece anualmente, são formados por colaborados da Unisinos, da ASAV e dos CJ-CIAS.

Fonte: ASAV