Projeto da CAJU tem forte atuação em Goiânia

Centro de Defesa dos Direitos Humanos Pe. João Bosco Burnier promove ações contra exploração

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) Pe. João Bosco Bunier é um projeto da CAJU, que tem como missão promover a defesa dos Direitos Humanos por meio de ações de incidência politica, educação, monitoramento e acompanhamento de violações, em Goiânia, e no Estado de Goiás.

A promoção da igualdade racial e de gênero, da população em situação de rua, das crianças, adolescentes e jovens, e do enfrentamento da violência policial são algumas das pautas do Centro. O CDDH busca ser um espaço articulador e mobilizador da temática dos Direitos Humanos

O CDDH atua em três Áreas: 1) Apoio e Articulação junto às Redes, Movimentos Sociais, Comitês e Conselhos; 2) Educação em Direitos Humanos; 3) Monitoramento e Acompanhamento das situações de violação dos Direitos Humanos.

 A primeira área tem como objetivo a incidência política nas diversas temáticas dos Direitos Humanos, desde o controle social de políticas públicas à assessoria e acompanhamento de movimentos sociais e organizações populares.

 A segunda área visa capacitar agentes comunitários e pessoas em situação de violência nas temáticas dos Direitos Humanos, cidadania e justiça restaurativa, segundo os princípios da educação popular e emancipadora, no diálogo com os movimentos sociais, ONGs, universidades, gestores públicos e ativistas.

 A terceira área atua em situações específicas de violação, conforme necessidade e competência do CDDH, por meio de orientações em Direitos Humanos, acompanhamento institucional de casos complexos e do acompanhamento de notícias sobre o extermínio da população em situação de rua.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CAJU