Brasileiros participam de Fórum Social de Jovens Inacianos no Paraguai


Os jovens da Casa Inaciana da Juventude (CIJ) participaram do Fórum Social de Jovens Inacianos, entre os dias 17 e 20 de julho, em Assunção, Paraguai. O encontro proporcionou um espaço de ampla discussão e diálogo sobre a situação atual do país e da América Latina, e o papel da juventude nesse contexto.

Para o padre Dionicio Torres, organizador do evento, o fórum acolheu a tarefa de “analisar e ver formas de como gerar espaços mais democráticos, onde a participação aconteça de forma mais concreta”. Da CIJ, participaram jovens de Fortaleza (CE) e Teresina (PI), além do Ir. Ubiratan Costa.

O jovem brasileiro Thales Costa comentou sobre sua alegria em ter encontrado no Paraguai tantas pessoas de “braços abertos, sorrisos contagiantes e corações solidários”. Para Sara Oliveira, foram marcantes o orgulho e o sentimento de pertencimento dos paraguaios por seu país, que, segundo a jovem, é perceptível devido “à valorização da cultura local e sua disseminação entre gerações”.

Atentos à realidade que estavam conhecendo, os jovens brasileiros observaram as belezas, as potencialidades e os desafios do país. Segundo Sara, “parte da cidade estava alagada e havia em vários lugares famílias morando em casas improvisadas”. O relato da jovem evidencia o problema da falta de moradia digna, situação que piora durante o inverno. Para modificar esse contexto, há no Paraguai o projeto “Uma casa para Meu País”, uma ação coletiva de jovens que auxiliam na construção de habitações populares.

A participação dos jovens brasileiros visou fortalecer a Rede Inaciana de Jovens, proporcionando troca de experiências. O intuito é possibilitar um comprometimento coletivo na perspectiva da construção de soluções criativas frente aos desafios das juventudes na América Latina.

Para Thales Costa, o legado do Fórum é o de que “a nossa utopia aumente cada vez mais, assim como nosso desejo de mudança, e que isso sempre nos una por um mesmo objetivo: que sejamos hoje um novo Cristo”. A jovem Márcia Rocha compartilhou o desejo de “organizar também um fórum com nossas dificuldades, nossas juventudes”. Durante a viagem, o grupo de brasileiros também conheceu as reduções jesuíticas, localizadas em Santísima Trindad del Paraná. Clique aqui e confira as fotos do encontro.

 

Fonte: Casa Inaciana da Juventude