Jovens participam de retiro em Baturité

Experiência orientada pelo irmão Ubiratan Costa e pelo padre Agnaldo Duarte foi realizada no Mosteiro dos Jesuítas

Um grupo de jovens participou de um retiro espiritual no Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité (CE), entre os dias 18 e 22 de junho. O encontro, orientado pelo irmão Ubiratan Costa e pelo padre Agnaldo Duarte, foi promovido pela CIJ (Casa Inaciana da Juventude).

Com o tema ‘Retiro para jovens inquietos’ a experiência foi um momento de descobertas. Para Aline Braga, participante e colaboradora da CIJ, “o retiro proporcionou um encontro mais íntimo com Cristo e a percepção de que cada um de nós é parte da criação”.

Ao longo dos quatro dias, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio foram vivenciados pelos jovens, que encontraram também no ambiente e na metodologia – que se utilizou de músicas, filmes, textos e partilhas, fortes aliados para a plena vivência da experiência de oração e do silêncio.

Segundo o jovem João Alberto, do Colégio Diocesano de Teresina (PI), o retiro ajudou-o a perceber que “foi criado para amar”. Já para Aline, foi um “momento de discernir escolhas”. O retiro para jovens inquietos ofereceu aos jovens uma oportunidade de pausa para reflexão e aproximação com o Cristo amigo. “Foi um momento para que os jovens se perguntassem ‘Que fiz? que faço? que farei por Cristo?’ e percebessem como o projeto de Jesus está sendo construído na vida de cada um”, afirmou Evenice Neta, assessora da CIJ.

Fonte: Casa Inaciana da Juventude