Projetos de alunos da ETE participam de mostra

13ª edição da Mostra Algar Inovação reuniu cerca de 50 projetos em Uberlândia (MG)

Alguns projetos de alunos da ETE participaram da 13ª edição da Mostra Algar Inovação, em Uberlândia (MG), nos dias 10 e 11 de junho. O robô que interage com crianças hospitalizadas, por meio de jogos educativos; o aplicativo para tablet (por meio de touch-screen) com sistema operacional Android, que controla a liberação de medicamentos em hospitais; e o equipamento que monitora a postura do paciente durante sessões de fisioterapia, foram as invenções expostas durante o evento.

Aberto ao público e com entrada franca, o evento apresentou, aproximadamente, 50 projetos inovadores das empresas do Grupo Algar, além de palestras e oficinas, para incentivar investimentos em inovação.  Este foi o primeiro ano que a ETE participou da Mostra Algar Inovação. “Profissionais do Grupo Algar, em visita a ProJETE (Feira de Projetos Futuristas da ETE FMC) no ano passado, ficaram empolgados com as soluções desenvolvidas pelos alunos e com todo o trabalho que a instituição faz para estimular a inovação e o empreendedorismo. Os objetivos da visita  foram apresentar nossos talentos e estreitar relações entre as instituições”, explica o professor Fábio Teixeira, coordenador da ProjETE.

A instituição teve um espaço dedicado para apresentação de seus projetos e de sua história. Para a ETE e seus alunos, a importância desta participação foi a integração empresa-escola. “Os alunos tiveram a oportunidade de conversar e apresentar seus projetos para profissionais e executivos de diversos setores, além disso, trouxeram novos conhecimentos e ideias para si e para a escola”, finaliza Teixeira.

A escola também esteve representada institucionalmente. “A ETE apresentou o pioneirismo e a inovação que marcam sua história, bem como toda a inovação desenvolvida no Vale da Eletrônica”, complementa Wanderson Saldanha, coordenador do Centro de Desenvolvimento e Negócios da ETE (CEDEN), que acompanhou os alunos na mostra.

           

Projetos da ETE FMC na 13ª Mostra Algar Inovação:

Druggist Dispenser

Aplicativo para tablet (por meio de touch-screen) com sistema operacional Android, que controla a liberação de medicamentos em hospitais.

Alunos: Elen Cristina de Oliveira Salustiano, Francine Cássia Machado Fonseca, Giovana Floriano da Costa, Guilherme da Silva Vilela de Almeida.

 

Avaliador Postural

Equipamento que monitora a postura do paciente durante sessões de fisioterapia.

Alunos: Adriene Zilda Corrêa Magalhães, Ana Beatriz Simoes Fontana, Luís Guilherme de Freitas Sousa e Pedro Paulo de Sousa Lima

 

Robô de Educação Hospitalar

Robô que interage com crianças hospitalizadas, por meio de jogos educativos.

Alunos: Alessandra Carolina Domiciano, Ingrid Alves de Paiva Barbosa, Jaíne Cássia Fonseca Amaral e Pedro Manoel César Moreira.

 

           

Fonte: ETE