Passeio Sociocultural

Alunos do Colégio Diocesano participam de viagem à cidade de São Raimundo Nonato

O Colégio Diocesano, por meio do projeto Passeio Sociocultural, realizou uma viagem à cidade de São Raimundo Nonato, entre os dias 30 de maio e 1º de junho. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do passeio.

A cidade, que fica a 523 km da capital Teresina, abriga o Museu do Homem Americano. Lá os estudantes encontraram um acervo com exposição de peças, que são resultado de achados arqueológicos da equipe da pesquisadora Niéde Guidon, arqueóloga responsável pelo Museu, pelas descobertas e preservação do lugar.

Neste cenário, os alunos puderam saber mais sobre suas origens e experimentar novas sensações. Como, por exemplo, o toque na argila, na visita ao centro de fabricação das peças ícones do artesanato local, conhecido mundialmente.

Continuando o passeio, uma parada nas paisagens turísticas do Parque Nacional da Serra da Capivara e seus tesouros arqueológicos com milhares de inscrições rupestres com idade de até 12 mil anos. Em seguida a travessia do Boqueirão da Pedra Furada, uma abertura de 15m de diâmetro, num paredão com mais de 60m de altura, o cartão-postal do Parque.

Tudo de forma organizada, como numa verdadeira e boa aula. E sendo assim, os professores e auxiliares que acompanharam a turma nesta aventura, aproveitaram para colocar no guia de viagem uma pauta com regras de convivência e dicas preciosas: “bom astral, respeito, sensibilidade e muita disposição para caminhar por ruas e vielas históricas”.

Fonte: Colégio Diocesano