Espiritualidade Libertadora é tema de encontro na CIJ

Dinâmicas, partilhas, leitura e reflexões de textos fazem parte da atividade que acontece mensalmente

O tema Espiritualidade Libertadora foi o foco do encontro de peregrinos Magis, realizado na CIJ (Casa Inaciana da Juventude), em Fortaleza (CE), nos dias 25 e 26 de maio. Segundo o jovem Elias Júnior, o encontro foi um momento de aprofundar o tema e de refletir sobre como cada um está vivenciando sua espiritualidade.

No encontro foram realizadas dinâmicas, partilhas, leitura e reflexões de textos, celebração da vida e oficinas. Os jovens puderam se aprofundar sobre ecumenismo, espiritualidade indígena, espiritualidade negra e liturgia popular.

Para Evenice Neta, assessora da CIJ, o encontro dos jovens peregrinos Magis é um momento especial para o aprofundamento do espírito. “A espiritualidade não nos aliena ou aprisiona, ao contrário, é o que nos liberta e nos anima a atuar no mundo, assim como Santo Inácio, que, após uma profunda experiência de intimidade com Deus, foi chamado a agir no mundo e em tudo amar e servir”, completa.

O jovem Alan Cavalcante ressalta que a vivência profunda da espiritualidade convida a cada um a fazer uma ação além de si mesmo. “A espiritualidade verdadeiramente libertadora nos chama à ação, à construção da utopia, do inédito viável; possível de se tornar realidade desde que nos disponibilizemos a acolher e a realizar com alegria as ações necessárias para a construção desse outro mundo”. O encontro Peregrinos Magis acontece mensalmente na CIJ.  

Fonte: CIJ (Casa Inaciana da Juventude)