Governo indiano convidará papa Francisco a visitar o país

Pontífice será convidado a participar da exposição dos restos mortais de São Francisco Xavier, patrono das Missões

Basílica do Bom Jesus, Goa, Índia. Em seu interior estão os restos mortais de São Francisco Xavier.

O papa Francisco será convidado para ir à Índia, em ocasião da festa de São Francisco Xavier, celebrada em 3 de dezembro. A Igreja Católica do país e o governo farão um convite oficial, pedindo ao pontífice que presida as comemorações deste ano em Goa, cidade evangelizada pelo missionário jesuíta.

De acordo com a Agência Fides, o líder do Partido “Baratya Janata Party” e ministro do Turismo do governo da União Indiana, Shripad Naik, afirmou que o papa será muito bem-vindo à Goa. Ele afirmou também, que já solicitou ao Ministério de Relações Exteriores que faça o convite ao Pontífice.

Os restos mortais do santo evangelizador da Ásia estão sepultados em Goa, e são expostos à veneração dos fiéis a cada 10 anos. Na localidade, os católicos representam cerca de 30% da população. Por ocasião da festa do santo, comemorada em 3 de dezembro, a cada ano, mais de um milhão de fiéis visitam a cidade para rezar.

Francisco Xavier, um dos companheiros de Inácio de Loyola, foi enviado para Goa como Núncio Apostólico em 1541, a pedido do rei de Portugal. Ele viveu como missionário na Índia, Japão e na ilha de Shanchuan, na China. Local onde morreu em 1552. O seu corpo foi transportado para Malaca e depois, em 1637, seus restos mortais foram levados para a Basílica de Bom Jesus, construída pelos jesuítas em Goa. Francisco Xavier foi canonizado em 1622.

Fonte: noticias.cancaonova.com / Foto: spirittourism.com