Fé e Alegria lança projeto com patrocínio da Petrobras

Estação Cidadania promove desenvolvimento e inclusão de crianças e adolescentes

A Fundação Fé e Alegria, unidade Espirito Santo, deu o pontapé inicial para o desenvolvimento do projeto Estação Cidadania, que está sendo realizado com o patrocínio da Petrobras, no município de Cariacica (ES). Para marcar o início das atividades, dois eventos de lançamento foram realizados nos dias 8 e 9 de maio, envolvendo educandos, pais, familiares e a equipe técnica da Petrobras e de Fé e Alegria.

Durante o lançamento, apresentações culturais de capoeira e congo fizeram a animação dos participantes, que tiveram a oportunidade de receber informações completas sobre os objetivos, metas e ações a serem desenvolvidas pelo projeto.

Para a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Petrobras, Juliane Aguilar de Castro Alves, por meio dos eventos de lançamento já foi possível identificar o verdadeiro objetivo do projeto Estação Cidadania. “Os eventos foram um sucesso, a equipe organizadora está de parabéns. Foi emocionante poder compartilhar a expectativa no olhar de cada adolescente participante do projeto”.

Juliane ainda explicou que a Petrobras espera reafirmar o seu compromisso com a sociedade por meio do patrocínio ao Projeto Estação Cidadania, promovendo o desenvolvimento e inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Para nós é uma grande satisfação associar a marca da empresa a outras organizações que, como a Fundação Fé e Alegria, representam os mesmos ideais e valores em que a Petrobras acredita”, afirmou.

Segundo o coordenador regional de Fé e Alegria (ES), Vilmar Burzlaff, o projeto possui uma proposta de trabalho inovadora. “O desenvolvimento do Estação Cidadania representa uma oportunidade de inovação na atuação de Fé e Alegria, unidade Espirito Santo, com os adolescentes, uma vez que tratará da sua introdução ao mundo do trabalho e da construção de seu projeto de vida, explicou.

O projeto Estação Cidadania contemplará 60 adolescentes, na faixa etária de 12 a 14 anos, das comunidades de Alto Mucuri e Nova Esperança. As ações acontecerão simultaneamente no Centro Social de Educação e Cultura Fé e Alegria de Nova Esperança e também no Centro Referência da Assistência Social (Cras) de Alto Mucuri.

O projeto constitui um conjunto de atividades com foco no exercício da cidadania, através do desenvolvimento de ações práticas que envolvem o mercado de trabalho, meio ambiente, empreendedorismo e muitas outras ações.

Estação Cidadania na prática

Durante quatro dias por semana, por um período mínimo de três horas diárias, os adolescentes participarão de atividades que envolverão muita troca de informações, opiniões e ideias. Oficinas com temas gerais farão parte da rotina. Entre elas, a oficina “Atitude Cidadã”, que será um estudo e discussão de temas relacionados às questões de gênero, respeito e valorização da diversidade racial e cultural. Além disso, temáticas com incentivo ao exercício da cidadania e envolvimento em ações práticas, em favor do desenvolvimento socioambiental das comunidades, serão garantidas durante as oficinas.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Fé e Alegria (ES)