Teologia da Unicap faz parceria com a Universidade Gregoriana de Roma

Com a conquista, curso passa a ter importante reconhecimento canônico universal

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco passa, oficialmente, a ter um reconhecimento canônico, graças à afiliação à Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), em Roma, segundo documento da Congregação para a Educação Católica (Vaticano), assinado no dia 15 de maio de 2014. A Gregoriana é a mais prestigiosa Universidade Católica do mundo. Essa afiliação, para além do efeito jurídico canônico, representa um importante reconhecimento do curso de Teologia da Unicap, o qual já tem título civil, com o conceito 4, numa escala de 1 a 5, do Ministério da Educação.

A postulação à afiliação do curso de Teologia da Unicap – Instituto Dom Luciano Mendes de Almeida – junto à Gregoriana de Roma, foi feita há aproximadamente um ano, com o apoio dos Bispos da região, visita do Reitor da Gregoriana ao Recife, Pe. François-Xavier Dumortier, jesuíta, e do Pe. Pedro Rubens, reitor da Unicap à PUG.

O processo de afiliação implica o reconhecimento por três instâncias: pelo conselho da Universidade Gregoriana, pela Cúria Geral dos Jesuítas e pela Congregação para Educação Católica, órgão máximo da educação Católica na Igreja, no Vaticano. “Isso significa que o nosso curso de Teologia corresponde e atende plenamente a todas as exigências da Igreja Católica, ao mesmo tempo em que tem seu reconhecimento civil brasileiro”, disse padre Pedro Rubens.

“No contexto de um mundo interconectado, ressalta o reitor da Unicap, a importância desse reconhecimento aumenta nossas possibilidades de parcerias e de intercâmbios, ampliando os horizontes de formação e do serviço à Igreja da região Nordeste. É uma relação de verdadeira afiliação, não somente uma questão jurídica, mas o exercício de relação intensa e afetiva com a Gregoriana de Roma, internacionalizando o nosso curso, encorajando os nossos esforços.”

Desde 2010, por iniciativa dos bispos, a Unicap firmou uma parceria com as Dioceses do Regional Nordeste II, acolhendo, como estudantes de filosofia e teologia, os seminaristas de seis dioceses pernambucanas e de várias congregações religiosas, potenciando esses dois cursos e estreitando a relação da universidade com a Igreja local. A afiliação à Gregoriana, portanto, foi um passo muito significativo e estimulante para a comunidade acadêmica da Unicap.

Fonte: Unicap  / Foto: www.facebook.com/UniGregoriana