Formação para Educadores acontece no Rio de Janeiro

Ação é uma parceria do Centro Loyola da PUC-Rio e da Pastoral da Educação da Diocese de Nova Iguaçu

O Centro Loyola de Fé e Cultura/PUC-Rio promoverá uma Formação Continuada para Educadores, em 2014. A ação é resultado de uma parceria com a Pastoral da Educação da Diocese de Nova Iguaçu (RJ). O objetivo é contribuir na educação integral do indivíduo, ajudando na formação de educadores que buscam a implantação e o desenvolvimento da educação integral de crianças, jovens e adultos, assumindo, assim, um compromisso pessoal e comunitário perante a sociedade.

A formação será realizada nos dias 24 de maio, 23 de agosto e 18 de outubro, das 8h às 12h, no CENFOR (Centro de Formação de Líderes). Os educadores da Diocese de Nova Iguaçu são o público-alvo, mas educadores de outras dioceses também podem participar.

Confira a programação das aulas:

1º encontro – 24 de maio

Tema: Fé e Cultura

Ementa: Reconhecer os sinais da experiência religiosa nas diversas expressões culturais; Compreender a condição humana de relação com o transcendente nas realidades cotidianas.

Professor: Celso Carias (Doutor em Teologia / PUC-Rio, Professor da Cultura Religiosa do Departamento de Teologia / PUC-Rio).

 

2º encontro – 23 de agosto

Tema: Questões Atuais da Bioética e do Biodireito

Ementa: Refletir sobre questões atuais da Bioética e Biodireito, tais como: eutanásia, clonagem, pena de morte, fecundação in vitro e pesquisas com células-tronco.

Professora: Cássia Tavares (Doutora em Teologia / PUC-Rio, Professora do Deptº. de Teologia / PUC-Rio, Enfermeira, Professora do Programa de Pós-Graduação no INTO/MS, Membro do Comitê de Ética em pesquisas em Seres Humanos (MS/HFSE) e Membro da Sociedade Brasileira de Bioética).

 

3º encontro – 18 de outubro

Tema: Fé e Vida

Ementa: Reconhecer na fé um apelo à participação política e ao compromisso em defesa dos direitos humanos, da justiça social e do meio ambiente, expressos pelos direitos humanos que se manifestam na história – como nas declarações de Virgínia e da França no século XVIII e das Nações Unidas em 1948; e Identificar testemunhos de fé e vida.

Professor: Pe. Ricardo Rezende (Doutor em Antropologia e Sociologia, Professor e Coordenador do Programa de trabalho escravo da UFRJ, fundador do MHUD – Movimento Humanos Direitos).

O investimento para os interessados no curso é de R$ 50. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.clfc.puc-rio.br, telefone (21) 3527-2012/ 99479-1442 ou pelo e-mail scursosloyola@puc-rio.br. Os participantes receberão certificados de participação ao final do curso.

Serviço

CENFOR – Centro de Formação de Líderes

Endereço: Rua Dr. Adriano Hipólito, 8 – Moquetá/ Nova Iguaçu (RJ).

 

 

Fonte: Centro Loyola de Fé e Cultura/PUC-Rio