Alunos do Loyola participam dos Estágios Sociais

Estudantes do Ensino Médio vivenciam experiência inspirados pelo sentimento de solidariedade

As atividades do Programa de Estágios Sociais do Colégio Loyola já começaram. Os alunos participantes já estão visitando instituições parceiras, que atuam com projetos de inclusão e garantias de direitos. Uma das ações do programa é a Ronda Noturna, onde, todas as quintas-feiras à noite, os alunos levam um pouco de conforto a pessoas em situação de rua.

Os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, acompanhados por educadores, entregam alimentos a pessoas que estão nesta situação. As experiências trazem aos estudantes uma troca, um aprendizado e um olhar diferente para a vida. “É comovente escutar as histórias da vida de gente que está nesta situação. Isso muda a minha maneira de pensar sobre isso. Foi gratificante”, afirma Marcela Nogueira.

E, envolvidos na ação, os alunos entregam os lanches, sentam no chão, dão as mãos, falam e escutam as histórias. “Há muita gente de outros lugares, que têm famílias e muita coisa para acrescentar. Eu me sinto feliz de participar desta experiência”, diz Luiza Braiche.

Para Ronaldo César, que está nas ruas de Belo Horizonte, “é uma felicidade encontrar com esses meninos do Loyola. O alimento e Deus vêm através deles”, disse com emoção nos olhos.

“Essa experiência traz para esses jovens do Colégio a descoberta de realidades sociais diferentes das que eles vivem. E isso provoca neles uma reflexão sobre sua postura no mundo. É um exercício de sair de si mesmo e se colocar no lugar do outro”, afirma Fernando Araújo, monitor da Formação Cristã.

Fonte: Colégio Loyola