9º Encontro Nacional do Apostolado da Oração reúne fiéis

Evento promovido por Edições Loyola atraiu mais de 200 pessoas em São Paulo

O 9º Encontro Nacional do Apostolado da Oração (AO), promovido por Edições Loyola no dia 26 de abril, reuniu 200 pessoas, aproximadamente. Grupos animados, com suas fitas vermelhas, já aguardavam a abertura dos portões da editora, às 6h30, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, SP. O Secretário Nacional do AO e do MEJ (Movimento Eucarístico Jovem), padre Otmar Jacob Schwengber, acolheu todos com uma calorosa oração inicial e com cânticos.

Nessa edição, o evento recebeu coordenadores e representantes do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem de estados como Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Paraná, além de municípios de São Paulo como Guarulhos, Santo André, Osasco, Barueri, Sorocaba, Bragança Paulista e Caraguatatuba.

Entre os participantes, a grande surpresa foi a visita do seminarista Izequiel Luciano Estanislau da Costa, de Moçambique, África. Ele está no período de magistério pela Companhia de Jesus e o local definido para seus trabalhos foi o Brasil. “Estou em missão na Bahia, uma realidade bem diferente; entretanto, a juventude é muito interessada, tem muitos jovens envolvidos. Vim disposto a entender e aprender um pouco sobre o MEJ. Levarei tudo o que puder daqui porque tem muito trabalho a fazer lá nas comunidades”, disse Izequiel.

O tema central do encontro, Como fazer a graça acontecer?, foi abordado pelo padre Otmar, que apresentou duas novas propostas de oração: uma, para o Oferecimento diário e outra, para a recriação do Apostolado da Oração. “Hoje, o grande desafio é ser apóstolo de Cristo na alegria e colocar-se a serviço. O AO não está morto, está bem vivo, mas é necessário um novo sopro do Espírito Santo para renovar as nossas ações e nos colocar para frente, ir ao encontro dos que mais necessitam e levar a Palavra de Deus”, disse o jesuíta.

O evento contou também com a participação de padre Roque Schneider, atualmente apresentador do programa Momentos de Reflexão, na Rede Vida. Ele proferiu a palestra sobre Os pequenos e humildes e destacou que o AO busca ser presença humilde e orante na Igreja do Brasil e do mundo.

Outra grande novidade foi o lançamento do livro Um novo kairós no AO-MEJ, escrito por padre Otmar Jacob. “Desejo que este livro possa ajudar o Apostolado a crescer cada vez mais e mais, como uma rede de corações unidos e renovados. Esta edição do Encontro Nacional foi muito abençoada e espero que possa acontecer a graça na vida de todos os que estiveram presentes”, afirmou padre Otmar.