Fé e Alegria inaugura novos espaços educativos no ES

Salas ambientes e um parquinho foram estruturados para crianças entre 2 e 5 anos

O Centro de Educação Infantil Fé e Alegria de Nova Esperança, em Cariacica (ES), inaugurou novos espaços educativos, em março. As oito salas ambientes e o parquinho foram estruturados e organizados para oferecer diferentes linguagens, num plano pedagógico de educação em tempo integral.

Os novos ambientes já foram aprovados pelas crianças de 2 e 3 anos, que se empolgaram com o parquinho coberto, com direito a mini casinha e um pula-pula. Além disso, as crianças de 4 e 5 anos estão tendo acesso as salas de aulas temáticas, que estão oferecendo diferentes linguagens de ensino. Durante a semana, as turmas circulam pelos diversos ambientes, vivenciando o brincar, o cuidar e o educar.

A proposta pedagógica, planejada coletivamente para este ano letivo, está abordando o tema Vida digna: um direito de todos os seres vivos. A ideia é trabalhar a temática, por meio de subtemas que abordarão o meio ambiente, relações étnicas raciais, saúde e direitos humanos.

Cada professor das oito salas (Leitura, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Expressão Corporal, Matemática, Artes Cênicas, Artes e Música) elaborou uma sequência didática, com base nesses temas, compondo o Projeto Pedagógico Institucional. Os conteúdos trabalhados incentivam as crianças a entenderem que os seres vivos têm direitos, precisam ser respeitados nas suas diferenças e necessitam viver em um ambiente saudável.

Educação Integral

O Centro de Educação Infantil Fé e Alegria é a primeira unidade pública de educação infantil a operar na modalidade de ensino integral. Iniciado em fevereiro de 2014, o novo formato de ensino é resultado de uma parceria entre a Companhia de Jesus e a Secretaria de Educação do Município de Cariacica. Com a nova estrutura, 240 crianças, entre 2 e 5 anos, têm acesso a um plano pedagógico que vem utilizando formas diferenciadas de aprendizagens, viabilizando o desenvolvimento de um conjunto de práticas, que buscam articular as experiências e os saberes, promovendo o desenvolvimento integral.

Fonte: Fé e Alegria (ES)