Parlamento Jovem 2014

Alunos do Colégio dos Jesuítas vão participar da 11ª Edição do projeto

Os alunos do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas vão participar da 11ª Edição do Parlamento Jovem de Minas, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Cerca de 30 alunos de 1ª e 2ª séries participarão do projeto, que faz parte do programa de educação política desenvolvido pelo órgão para escolas públicas e particulares.

Em 2014, os participantes debatem o tema Envelhecimento e Qualidade de Vida. Para direcionar melhor os trabalhos, o tema é dividido em três subtemas: Direito ao envelhecimento com qualidade de vida; Promoção da convivência intergeracional e Protagonismo social e político.

Nas etapas municipal e regional do projeto, os jovens estudam o tema, elaboram e votam propostas a serem encaminhadas à etapa estadual, que acontece no final de outubro. As propostas desenvolvidas pelos jovens podem se transformar em projetos de lei ou em políticas públicas.

Trinta cidades participam da edição deste ano do Parlamento Jovem de Minas. A proposta do Parlamento Jovem de Minas foi apresentada aos alunos do Colégio dos Jesuítas no dia 14 de fevereiro. Os estudantes interessados manifestaram o desejo de participar do projeto e o grupo de ‘jovens parlamentares’ foi formado na escola.

A cerimônia de instalação do Parlamento Jovem de Minas/Juiz de Fora aconteceu na tarde de 14 de março, no Plenário do Legislativo Municipal (foto). Nas próximas semanas, orientados por alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os estudantes participam de oficinas de formação, que ajudam a obter conhecimento sobre o tema escolhido.

O Colégio dos Jesuítas participou do Parlamento Jovem de Minas em 2011 e 2012. Em 2013, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, Giulia Alves Fardim e Igor Malheiros Assad, foram selecionados pela Câmara dos Deputados para participar, em Brasília, do Parlamento Jovem Brasileiro. As propostas apresentadas pelos dois estudantes foram selecionadas entre 1.631 Projetos de Lei encaminhados à Câmara dos Deputados por jovens de todo o país.

Fonte: Colégio dos Jesuítas / Foto: Câmara Municipal de Juiz de Fora