Trabalho dos jesuítas com refugiados sírios vence Prêmio da Paz 2014

Pax Christi Internacional reconhece os esforços do Serviço Jesuíta aos Refugiados da Síria

O Prêmio da Paz 2014 de Pax Christi Internacional foi atribuído ao Serviço Jesuíta aos Refugiados da Síria (SJR Síria) pela sua dedicação em oferecer ajuda de emergência aos sírios, desde o início da guerra, em 2011.

Através deste prémio, a Pax Christi Internacional reconhece os esforços incansáveis do SJR Síria em prestar serviços a pessoas vulneráveis afetadas pelo conflito, e saúda o objetivo da organização em expandir as suas atividades para promover a paz e a reconciliação entre as comunidades divididas na Síria. Ao mesmo tempo, o prêmio honra simbolicamente os agentes humanitários “que servem com compaixão os sírios que sofrem devido aos efeitos de uma longa guerra civil de três anos”.

Atualmente, a ajuda de emergência do SJR consiste em apoio alimentar, fornecimento de embalagens de higiene e de produtos não alimentares, cuidados de saúde básicos, gestão de abrigo e apoio na renda habitacional. A educação e o apoio psicossocial que são oferecidos a 9.800 crianças e mulheres são fundamentais à missão do SJR Síria.

Outros serviços consistem em encaminhamentos médicos e legais, visitas familiares e pequenos projetos de sustento. No total, mais de 300.000 pessoas são ajudadas pelo SJR em Damasco, Homs, Aleppo e nas áreas costeiras da Síria.

O SJR está presentes em mais de 50 países, prestando assistência aos refugiados em campos e cidades, a pessoas deslocadas dentro dos seus próprios países, aos requerentes de asilo e aos que se encontram mantidos em centros de detenção.

A Cerimônia do Prêmio da Paz ocorrerá no dia 8 de junho em Sarajevo, Bósnia-Herzegovina, no contexto do Evento Internacional da Paz.

Fonte: www.news.va/ Foto: www.jrs.net