Catarinense implanta plataforma Moodle no cotidiano escolar

Ambiente Virtual de Aprendizagem já é usado por muitas instituições de ensino espalhadas por todo o mundo

Para incrementar sua proposta pedagógica, o Colégio Catarinense implantou um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle, no dia 17 de março. A plataforma possibilita o gerenciamento de conteúdos formativos, estimulando o trabalho colaborativo e possibilitando a troca de informações e conhecimentos através de suas funcionalidades.

O Moodle foi escolhido pelo Colégio porque torna mais fácil a interação entre alunos e professores, possibilitando a apropriação e o uso competente de ferramentas de comunicação e potencializando a participação dos sujeitos em seus aprendizados.  O Ambiente Virtual de Aprendizagem já é usado por muitas instituições de ensino espalhadas por todo o mundo, incluindo a Rede Jesuíta de Educação. A ferramenta potencializa a integração, a colaboração mútua e o apoio entre as obras da Companhia de Jesus, criando novas oportunidades na vasta cultura de relações conceituais.

Apesar de ser uma ferramenta conhecida por seu potencial de trabalho na Educação à Distância, o Moodle permitirá que professores e alunos do Colégio Catarinense aprofundem experiências de aprendizagens, complementando a relação presencial construída na sala de aula. Por meio de uma infinidade de recursos, a plataforma permitirá o gerenciamento e a administração de conteúdos e arquivos, o compartilhamento de materiais de estudo e pesquisa, a coletar e avaliação de atividades/tarefas, entre outras funcionalidades.

O objetivo do Colégio Catarinense é qualificar os processos de aprendizagens dos alunos, inovando as práticas do corpo docente, através de novas metodologias que explorem as tecnologias digitais. Segundo a Assessora Acadêmica do Colégio, professora Louisa Schröter, a Plataforma Moodle se caracterizará como uma força a mais no aprendizado. Através dela, alunos e professores estabelecerão um processo cada vez mais qualificado de ensinar e aprender.

Os alunos estão sendo orientados a acessar a plataforma por seus professores e as famílias poderão ter acesso ao ambiente virtual, para acompanhar o processo, através do mesmo login e senha com que acessam o portal da escola. O acesso será feito através do link Moodle no site do Colégio. Lá, também, está disponível um tutorial para facilitar a navegação na plataforma.

Fonte: Colégio Catarinense