Papa Francisco completa um ano de pontificado

Pontífice pediu orações aos fiéis de todo o mundo

Hoje, 13 de março, a Igreja Católica e os fiéis de todo mundo celebram o primeiro ano de pontificado do papa Francisco. Da região de Ariccia, em Roma, onde passa o retiro quaresmal da Cúria Romana, o pontífice pediu orações aos fiéis. “Rezai por mim“, tuítou Francisco a seus mais de 12 milhões de seguidores na rede social.

E, para celebrar a data, o Vaticano publicou um livro digital, com 36 fotos e citações do papa. A publicação tem como título ‘Queremos ser santos? Sim ou não?’, uma questão colocada por Francisco aos peregrinos, na recitação do ângelus do dia 16 de fevereiro. Clique aqui e confira o livreto.

Jorge Mario Bergoglio, de 77 anos de idade, foi eleito, em 13 de março de 2013, como sucessor de Bento XVI, após a renúncia do agora papa emérito. O Conclave que o elegeu ficou conhecido pela rapidez: o novo pontífice foi escolhido no 5º escrutíneo – processo de votação e apuração dos votos –, em apenas 24 horas.

Francisco é o primeiro papa jesuíta na história da Igreja e o primeiro pontífice sul-americano. Entre os principais documentos do atual pontificado, estão à encíclica ‘Lumen Fidei’ (A luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI, e a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho), tendo ainda sido convocado um Sínodo sobre a Família, que vai decorrer em duas sessões: uma extraordinária em 2014 e outra ordinária, em 2015.

Além desses documentos, Francisco criou uma Secretaria para a Economia e um Conselho de Cardeais, com membros dos cinco continentes, para o aconselharem no Governo da Igreja e na reforma da ‘Constituição’ do Vaticano, aprovando nova legislação para regular a atividade financeira da Santa Sé.

Companhia de Jesus em festa

As obras da Companhia de Jesus no Brasil realizam eventos para celebrar o aniversário de pontificado do papa. A data está sendo comemorada na Paróquia São Luís Gonzaga de São Paulo (SP), no Cepat/ CJ-Cias de Curitiba (PR) e no Centro Loyola de Belo Horizonte (MG), entre outros locais.

A Paróquia São Luís Gonzaga promoverá uma mesa redonda às 20h, com o tema ‘Papa Francisco e a nova perspectiva da Igreja’. O evento vai contar com a participação de dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, padre Luís G. Quevedo, especialista em espiritualidade e amigo pessoal do papa, e padre Miroslaw Andrzej Matyja, pároco da Paróquia.  

Em Curitiba, o Cepat/ CJ-Cias (Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores/ Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social) realizará uma reflexão sobre o primeiro ano de pontificado de Francisco, no projeto Temas de Fronteiras, às 19h30. É necessário realizar inscrição pelo e-mail cepat.cepat@terra.com.br. Os participantes vão receber certificados pela Unisinos.

O Centro Loyola de Belo Horizonte e a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia-FAJE realizam uma mesa redonda para analisar o primeiro ano de pontificado do papa. Participam o reitor da FAJE, padre Jaldemir Vitório, o padre João Augusto Mac Dowell, o professor Ricardo Fenati e o padre Delmar Cardoso, que será o mediador. O evento é gratuito e aberto para o público em geral.

 

 

Serviço:

Paróquia São Luís Gonzaga

Local: Avenida Paulista, 2378 – São Paulo (SP)

Contato: saoluis@saoluis.org.br | Tel.: (11) 3231-5854

 

Cepat/ CJ-Cias

Local: Sindicato dos Engenheiros do Paraná – SENGE-PR

Rua Mal. Deodoro, 630 – 22º Andar – Centro Comercial Itália – Curitiba (PR)

Tel.: (41) 3349-5343

 

Centro Loyola de BH | FAJE

Local: Rua Sinval de Sá, 700 – Cidade Jardim – Belo Horizonte (MG)

Tel.: (31) 3342-2847  

 

 

Fonte: www.news.va/ www.agencia.ecclesia.pt/ Foto: news.va