Curso de Gerência Social Inaciana

Estrutura está sendo implantada pela Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco – Unicap está implantando no Brasil o curso de Gerência Social Inaciana (GSI). O projeto tem como objetivo principal ampliar a atuação dos colaboradores da Companhia de Jesus em ações sociais das obras Inacianas espalhadas pelo país. A implantação da GSI no Brasil está sendo feita em parceria com a Universidade Javeriana de Bogotá, atendendo a um pedido da Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL). A instituição colombiana tem o know how por ter posto a GSI em prática nos países latino-americanos de língua espanhola. A iniciativa também é promovida pela Conferência dos Provinciais da América Latina (CPAL).

A estrutura pedagógica desenvolvida para o curso conta com o que há de mais moderno e será feito totalmente à distância. Pequenos grupos organizados em suas instituições de origem poderão interagir entre si através da plataforma virtual do próprio curso e das de redes sociais. Numa etapa posterior, será possível interagir por videoconferência com a colaboração de um professor especialista. “A reunião desses grupos locais irá motivar a participação pessoal, criando corpo e espírito de colaboração tanto na capacitação pessoal como na de grupo”, explica o coordenador da GSI no Brasil, Ir. Lucílio Rotha (foto).

A ideia é formar uma rede de agentes multiplicadores de informação, capazes de identificar e investigar as demandas sociais do público excluído, tendo como suporte os valores de Santo Inácio de Loyola. Para participar, o colaborador precisa ter o Ensino Médio completo; estar aberto ao uso de novas tecnologias da informação e comunicação; ter conhecimentos básicos de informática em processadores de texto, e-mail e navegadores web; além de ter disponibilidade de dez horas por semana para estudar e executar as atividades do curso.

“A GSI estimula a identificação do colaborador com a missão da Companhia de Jesus, a tal ponto de fazê-lo se sentir corresponsável pela obra na instituição na qual atua. Na segunda etapa, o colaborador é convidado a refletir sobre o impacto da sua ação social no contexto”, detalha Lucílio. O Curso está organizado em sete módulos. Cada um deles tratará de um tema específico, como por exemplo, identidade inaciana, gerencia social, redes, alianças, entre outros.

Os módulos são compostos por cinco etapas: leitura pessoal do material referente ao módulo; partilha das informações em pequenos grupos regionais presenciais; videoconferência com o professor; avaliação pessoal do módulo através de perguntas dirigidas e anotações para a elaboração do projeto final.

Os detalhes sobre o funcionamento e da didática da GSI podem ser vistos no ambiente virtual desenvolvido exclusivamente para este fim. Além dos vídeos tutoriais, o site www.unicap.br/gsibrasil traz informações sobre a história, a equipe e os procedimentos para a inscrição do colaborador.

Fonte: Unicap