FEI participa da exposição Bike Innovation em SP

Bicicletas construídas por alunos e professores da instituição reproduzem modelos do passado e do futuro

Bicicleta criada por Leonardo da Vinci

Ao todo, quatro modelos de bicicletas, construídas pelo Centro Universitário da FEI, estarão expostas na 5ª edição da Velocult – Semana Cultural da Velocidade, de 9 a 29 de março, no Conjunto Nacional, em São Paulo. São duas réplicas, consideradas arrojadas para a época em que foram projetadas: uma criada por Leonardo da Vinci (1490) e outra pelo francês Conde Mede de Sivrac (1790); e duas bicicletas futuristas, inspiradas em modelos de competição e que utilizam o que há de mais inovador em engenharia e materiais.

A FEI irá expor, ainda, um uniforme para ciclistas que incorpora inovações tecnológicas em sua confecção e que propiciam melhor desempenho, conforto e segurança aos atletas. As criações foram desenvolvidas pelos Departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Engenharia Têxtil.

Responsável pelo desenvolvimento das bicicletas, o professor de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI, Ricardo Bock, afirma que “os projetos são extravagantes, de acordo com a época em que foram desenvolvidos. As antigas mostram a genialidade de seus criadores. Com as bicicletas atuais, queremos demonstrar o que existe de mais avançado em engenharia e materiais”.

Um dos destaques da exposição é a bicicleta criada por Leonardo da Vinci, feita de madeira, que contava com um mecanismo de direção com guidão, apesar de a articulação ficar no meio da estrutura da bicicleta, e um primitivo sistema de transmissão, com pedais, coroa e pinhão ligados por meio de uma cinta de couro perfurada.

A Velocult tem como principal objetivo unir cultura e esporte, levando ao público a história do automobilismo brasileiro, grandes fatos ocorridos e seus protagonistas. Para a FEI, integrar a exposição Bike Innovation reforça sua participação nessa história e mostra seu compromisso com a inovação. “Uma vez que as bicicletas têm conquistado cada vez mais espaço em São Paulo e têm sido consideradas uma alternativa mais sustentável de transporte nas grandes cidades, é importante resgatar projetos como o do Leonardo da Vinci e apresentar o que há de mais sofisticado e atual”, completa o professor Bock.

Serviço:

Bike Innovation

5ª Velocult – Semana Cultural da Velocidade

De 9 a 29 de março

Segunda a sábado, das 8 às 22 horas

Domingos e feriados, das 11 às 22 horas

Espaço Cultural do Conjunto Nacional – Avenida Paulista 2073, São Paulo

Site: velocult.com.br

Fonte: FEI