Colégio São Luís recebe exposição fotográfica da National Geographic

Acervo traz imagens de fotógrafos de várias partes do mundo, inclusive do Brasil

A Menina Afegã, do norte-americano Steve McCurry

Vinte dos mais aclamados registros fotográficos da revista National Geographic estão em exposição no Colégio São Luís, em São Paulo. A mostra National Geographic: Real People, Real Places, Real Fauna, faz parte do magnífico e vasto arquivo da publicação. As imagens estão em painéis de 1,80m de altura e proporcionam uma análise detalhista do trabalho de renomados fotógrafos, como Thomas Abercrombie, Chris Johns, Michael Nichols e Don Taylor.

A mostra pode ser visitada pelo público em geral no Colégio São Luís até o dia 7 de março. As imagens retratam com rara beleza paisagens, cenas da vida silvestre, pessoas fascinantes e lugares pitorescos, de diferentes culturas e cenários geográficos. “A ideia é levar os visitantes a uma viagem pelas variações do tema universal da beleza no ser humano e na natureza que o rodeia”, diz Laez Fonseca, assessor técnico pedagógico do São Luís.

Entre os destaques está a premiada A Menina Afegã, do norte-americano Steve McCurry, que congela a tristeza nos olhos verdes de Sharbart Gula, à época com 12 anos, em um acampamento de refugiados em Nasi Bagh, no Paquistão, durante a invasão soviética.

Outra foto de impacto é a do americano James Stanfield, que registra uma indígena no Zimbábue com o rosto coberto por um creme feito a partir de casca de árvore para se proteger do sol. O Brasil participa da exposição com Silhuetas de vaqueiros a cavalo, no pôr do sol, de Joel Sartore, feita no Pantanal.

“A exposição faz refletir sobre a criação fotográfica, oferecendo imagens de irrefutável beleza, muitas vezes escondidas”, diz Fonseca. Segundo ele, é muito bom poder trazer ao Colégio esse olhar fotográfico sobre questões relacionadas ao conhecimento humano.

 

Serviço

Exposição fotográfica “National Geographic: Real People, Real Places, Real Fauna”

Data: de 24/2 a 7/3, de segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Colégio São Luís – Rua Haddock Lobo, 400, Cerqueira César

Gratuita

 

Fonte: Colégio São Luís