Fé e Alegria apresenta ensino integral em Cariacica (ES)

Novo formato de educação atenderá 220 crianças entre dois e cinco anos de idade

A Fundação Fé e Alegria (ES), em parceria com a Companhia de Jesus e a Secretaria de Educação do Município de Cariacica apresentaram um Centro de Educação Infantil com ensino integral, em fevereiro. Agora, os educandos passarão a receber ensino em formato integral, o que contribui com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, que tem entre dois e cinco anos, e que residem no bairro Nova Esperança e comunidades vizinhas.

A proposta do horário integral é oferecer um ensino com mais qualidade por meio da extensão do tempo em que as crianças permanecerão no centro educativo. O Centro de Educação Fé e Alegria será a primeira unidade pública de educação infantil a operar nesta modalidade, servindo de referência, tanto para o poder público, como para a população do município. O plano pedagógico utilizará formas diferenciadas de aprendizagens, viabilizando o desenvolvimento de um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes, promovendo o desenvolvimento integral.

Serão 12 turmas que utilizarão oito salas de aula temáticas (artes cênicas, artes visuais, música, expressão corporal, ciências naturais, ciências sociais, pensamento lógico-matemático e linguagem, leitura e escrita), além disso, um espaço educativo com quatro ambientes temáticos, sala de informática com 20 computadores; biblioteca comunitária e mini auditório contribuirão com o aprendizado. Os educandos terão quatro refeições durante a jornada de ensino integral, que durará das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Os educandos também terão acesso a um espaço botânico, construído especialmente para contribuir com o processo de aprendizagem. No local, plantas ornamentais, medicinais e hortaliças serão utilizadas como ferramentas de ensino. Além disso, ambientes educativos voltados para o desenvolvimento artístico, do pensamento lógico matemático e da oralidade farão parte da rotina integral.

Para que estes objetivos possam ser atingidos, a Fundação Fé e Alegria vêm desenvolvendo uma proposta pedagógica baseada nas recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB nº 005/2009) e nas diretrizes da Proposta Educativa de Fé e Alegria Brasil.

Espera-se que o projeto Educação integral no Centro de Educação Infantil Fé e Alegria, além de proporcionar um atendimento educativo de qualidade para seus 240 educandos, contribua também para melhorar as condições socioeconômicas de muitas famílias, que terão a possibilidade de contar com um serviço educativo e protetivo em tempo integral para seus filhos. Os pais, mães ou responsáveis poderão dedicar-se com mais tranquilidade à geração da renda familiar. Além disto, espera-se que o trabalho educativo realizado junto aos educandos provoque reflexos nas famílias.

Fonte: Fé e Alegria (ES)