Centro de Gestão Integrada de Risco

Espaço na PUC-Rio permitirá que os gestores da instituição tomem decisões importantes, com segurança e sigilo

No dia 26 de fevereiro, às 10h, será inaugurado o Centro de Gestão Integrada de Risco da PUC-Rio (CGIR PUC-Rio), com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, e do Reitor da PUC-Rio, padre Josafá de Siqueira. O centro funcionará no Prédio do Colégio São Marcelo e permitirá que os gestores da instituição tomem decisões importantes, com segurança e sigilo, através de levantamento de dados, análise, avaliação e tratamento das informações.

O CGIR e o Instituto Gênesis estabeleceram uma parceria com a Empresa Módulo, que desenvolveu o software Módulo Risk ManagerTM, um programa que alerta sobre os pontos críticos que devem ser mexidos para a manutenção do sistema. O arcebispo do Rio de Janeiro dom Orani Tempesta cedeu à PUC-Rio os equipamentos utilizados no Centro de Gestão Integrada de Riscos (CGIR/JMJ) da Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu no Rio de Janeiro, em julho de 2013 (JMJ Rio 2013). O CGIR/JMJ foi o lugar da integração dos sistemas utilizados na Jornada e o local onde as informações estratégicas e relevantes para a tomada de decisões estiveram concentradas, permitindo então que decisões importantes fossem tomadas pela equipe de gestão do evento.

O primeiro projeto a ser desenvolvido pelo CGIR será o Campus Inteligente. Com ele a prefeitura do campus terá controle de tudo o que acontece na universidade, pois todos os processos que envolvam a prefeitura serão cadastrados no sistema. Em paralelo será avaliada e iniciada a implantação do projeto Bairro da Gávea Inteligente, que ajudará na gestão do bairro encontrando soluções para melhorar, por exemplo, a mobilidade e a segurança da região. O CGIR será utilizado também como um Laboratório de apoio para os outros Laboratórios e Institutos da PUC Rio.

 

Fonte: PUC-Rio