Novo coordenador para especialização

Prof. Dr. William Maluf assumirá a Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias de Projeto de Produto na FEI

Com duração de três semestres, a especialização em Gestão e Tecnologias de Projeto de Produto, do Centro Universitário da FEI, tem nova coordenação. A partir de agora, o prof. Dr. William Maluf está à frente do curso, que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento de produtos e, para isso, utiliza ferramentas computacionais e métodos de gestão de projetos de diversas áreas da indústria.

O novo coordenador já realizou um mapeamento para identificar o perfil dos alunos. Em sua maioria, são engenheiros e administradores. “Uma vez que o curso não exige dedicação em tempo integral e as aulas são ministradas no período noturno buscamos alunos que já estejam inseridos no mercado de trabalho e queiram dar um salto de qualidade na sua carreira. Pois com o conhecimento adquirido, eles podem gerar resultados imediatos nas empresas em que trabalham, sendo assim reconhecidos por sua capacitação”, afirma o prof. Maluf.

Dividida eficientemente em módulos interligados, a pós-graduação em Gestão e Tecnologias de Projeto de Produto é bastante abrangente. Compreende desde a metodologia de gerenciamento de projetos a questões como logística e aquisição de insumos de produção, gestão da qualidade, engenharia experimental, seleção de materiais e modelagem através de ferramentas computacionais. Técnicas de otimização de produtos, análises de risco e investimento, simulações de produção e manufatura, design, CAE (Computer-Aided Engineering, Projeto Assistido por Computador) e CAD (Computer-Aided Design, Desenho Assistido por Computador) são outros temas que compõem o conteúdo do curso.

O prof. Maluf tem reconhecida experiência na indústria automotiva e desde que iniciou sua carreira sempre manteve o vínculo com a universidade. Por isso, tem como principal desafio elevar cada vez mais a qualidade do curso, tornando-o o melhor curso de pós-graduação do Brasil e referência internacional. “É fundamental promover uma interferência colaborativa entre o meio acadêmico e industrial, permitindo um avanço acelerado para o aluno e para a empresa em que atua”, diz. O curso é ministrado por professores com perfil semelhante ao do coordenador, possuem titulação sólida e vasta experiência no mercado de trabalho.

Graduado em Engenharia Mecânica pela FEI, o prof. William Maluf possui doutorado e mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Além disso, estudou dois anos no Instituto de Física da USP, no curso de Licenciatura. Atuou na indústria, sendo sete anos na Pirelli e mais dez na Ford Motor Company como especialista corporativo e supervisor de qualidade. Sua trajetória como professor da FEI iniciou-se em 2002, no curso de Engenharia Mecânica, nas cadeiras de elementos de máquinas, método dos elementos finitos, projeto mecânico assistido por computador e máquinas de elevação e transporte. Leciona desde 2008 no Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (CEA Poli-USP).

Fonte: FEI