Jovens participam de peregrinação no Ceará

Jornada Inaciana foi marcada pela inserção sociocultural nas cidades de Fortaleza e Russas

Vivenciar os passos de Santo Inácio de Loyola é uma experiência de autoconhecimento. Um momento único, que possibilita a vivência da espiritualidade inaciana. E, foi esta experiência única que 30 jovens participaram durante a Jornada Inaciana, realizada entre os dias 24 e 30 de janeiro, no Ceará. A atividade encerrou a edição 2014 do projeto Missão de Férias da Província BNE.

Atividades de integração, missão, peregrinação, inserção social, autoconhecimento e oração estavam na programação. Para Vitor Hugo, de Salvador (BA), “a Jornada Inaciana possibilita uma nova experiência, a partir do momento em que o jovem sai da sua zona de conforto e passa a se inquietar para transformar realidades.”

A Jornada Inaciana começou em Fortaleza, onde aconteceram momentos de integração e uma atividade de formação, que teve como tema “Juventude e Contemporaneidade”, orientada pelo padre Roberto Barros.  Já no segundo dia de atividade, os jovens foram enviados em Missão e seguiram para o município de Russas, cerca de 160 km da capital cearense.

Em Russas, a etapa da Jornada Inaciana foi marcada pela inserção sociocultural, e pela peregrinação, onde os jovens percorreram 15 Km a pé. Segundo o jovem Gabriel Sorio, de Iconha (ES), a peregrinação foi uma experiência diferente. “A experiência foi cansativa, mas recompensadora. Quando queremos muito algo, não devemos olhar muito as dificuldades. A peregrinação superou minhas expectativas!”, afirma.

A diversidade da juventude inaciana marcou presença durante a Jornada. Jovens do Ceará, de Pernambuco, do Piauí, da Bahia, do Espirito Santo e até do Chile, participaram do encontro. A jovem Naiane dos Anjos, de Teresina (PI), lembra que o acolhimento das pessoas a surpreendeu. “O acolhimento e a solidariedade das pessoas das comunidades, onde foram realizadas as missões, me chamou a atenção”, recorda.

O chileno Pablo Henríquez também teve a mesma percepção de Naiane e afirmou que “mesmo sem compreender algumas coisas ditas pelas pessoas das comunidades, fiquei encantado com a acolhida e o carinho de todos.”

Após dois dias em Russas, os jovens voltaram a Fortaleza, onde puderam vivenciar o aprofundamento de sua espiritualidade, a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. “Foi um momento único para conhecer a si, e, principalmente, conhecer o outro e ir ao encontro dele e de Deus”, compartilhou Diego Barbosa, de Fortaleza (CE).

A Jornada Inaciana para Jovens traduziu-se enquanto um rico momento de descoberta, partilha, transformação e encontro com Cristo. “A Jornada Inaciana é só o início para aquele que deseja percorrer os passos de Santo Inácio. Para os jovens, a jornada revela que há muito em comum entre o fundador da Companhia e o dinamismo juvenil de hoje” destacou Evenice Neta, da Casa Inaciana da Juventude. 

Fonte: Casa Inaciana da Juventude