Unisinos promove projeto de banco de alimentos

Iniciativa leva alimentos a milhares de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social

O combate à fome constitui um dos temas mais discutidos por políticos e países do mundo todo. No Brasil, o governo iniciou há alguns anos projetos para diminuir a miséria no país. E, no Rio Grande do Sul, a Unisinos compartilha desse ideal. A instituição promove o projeto Convênio de Cooperação Técnico Cultural – Banco de Alimentos.

A iniciativa leva alimentos a milhares de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto também conta com a atuação de alunos e professores dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Unisinos, que realizam atividades de educação em saúde e nutrição, garantindo, desse modo, alimentação de qualidade somada ao acompanhamento especializado.

O projeto atua em duas linhas: a primeira tem como propósito a doação de alimentos a entidades sócio assistenciais e o combate ao desperdício; já a segunda está relacionada à promoção da saúde e da qualidade de vida e à prevenção de doenças. Para cumprir os objetivos, são feitas ações de incentivo a práticas alimentares voltadas a lactentes e crianças, técnicas de identificação de dificuldades de gerenciamento da saúde e aconselhamento de alternativas, oficinas de gastronomia, atividades de difusão de conceitos sobre alimentação correta e serviços de orientação nutricional, entre outras ações que envolvem a participação de pais e educadores.   

A coordenadora da iniciativa, Denise Zaffari, fala sobre os estudantes da instituição que também são beneficiados. “As ações também servem para que os estudantes vivenciem práticas disciplinares, conheçam a comunidade, exerçam atitudes solidárias e auxiliem no fortalecimento de vínculos”, afirma.

Fonte: www.juonline.com.br