Unicap e Unisinos promovem eventos sobre os 50 anos do Golpe de 64

Seminário internacional e ciclo de estudos levantarão questões sobre o impacto do golpe no Brasil

A Unicap e a Unisinos vão realizar dois grandes eventos para relembrar os 50 anos do Golpe Militar de 1964, nos meses de março e abril. O intuito é promover uma série de debates e refletir sobre o contexto histórico e as consequências do golpe. A Unicap vai promover um Seminário internacional entre os dias 10 e 14 de março. A Unisinos realizará um ciclo de estudos no período de 13 de março a 24 de abril.

Com o tema 50 anos do golpe e a nova agenda de transição, o Seminário internacional promovido pela Unicap, por meio do Instituto Humanitas Unicap, e o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), vai reunir mais de 60 palestrantes de diversos países do mundo. Paralelamente ao seminário, irão ocorrer outros eventos, além de uma exposição com parte do acervo do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano.

Além do Gajop e da Unicap, que ficará a cargo da coordenação científica, o seminário é promovido pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça; Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco; Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara do Governo de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Com o objetivo de promover debates transdisciplinares sobre o Golpe de 64, a Unisinos promoverá um ciclo de estudos com o tema 50 anos do Golpe de 64. Impactos, (des) caminhos, processos. No evento, será analisado o papel dos movimentos sociais, artísticos, sindicais e religiosos, bem como da sociedade civil em geral. A ideia é contribuir para a recuperação ou identificação de relevantes aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais brasileiros, latino-americanos e mundiais, que influenciaram e foram influenciados pelo golpe.

As discussões vão perpassar por diferentes campos do saber e da ação humana como, por exemplo, a Economia, a História, o Direito, a Ética, entre outros. Fato esse que permite uma visão complexa do ocorrido, seus antecedentes e consequentes, contribuindo de forma efetiva para o resgate da memória e do entendimento do Brasil e seu contexto na atualidade.

 

Informações:

Seminário internacional – Unicap

Telefone do Gajop: (81) 3092-5252/ www.unicap.br

 

Ciclo de estudos – Unisinos

www.ihu.unisinos.br

 

Fonte: Unicap/ Unisinos

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil (fotospublicas.com)