Papa produzirá documento de ecologia

Exploração dos recursos ambientais é um dos temas

O Pe. Federico Lombardi, diretor de comunicação da Santa Sé, informou à Rádio Vaticano que o papa Francisco começou a escrever um documento sobre ecologia e meio ambiente. Segundo Lombardi o projeto está em fase inicial. “É prematuro fazer previsões sobre quando será publicado. Em todo caso, é importante observar que o papa pretende ressaltar particularmente a temática da ecologia no ser humano”, destacou.

Os rumores de que o papa Francisco estivesse trabalhando num documento escrito sobre o meio ambiente, começaram em novembro de 2013, quando o pontífice se reuniu na residência Santa Marta com o senador argentino Fernando “Pino” Solanas.

O papa Francisco mostrou em várias ocasiões sua preocupação com o estado e a defesa do meio ambiente. O pontífice afirmou que “a ávida exploração dos recursos ambientais constitui outra ferida à paz. E, que embora a natureza esteja à nossa disposição, com frequência não a respeitamos, não a consideramos como um dom, que temos que cuidar e colocar a serviço dos irmãos e também das futuras gerações.”

Francisco já publicou dois textos neste primeiro ano de seu pontificado, que se completará no próximo dia 19 de março. O primeiro foi a Encíclica – carta circular pontifícia – Lumen Fidei (A Luz da Fé), publicada em julho de 2013, que foi iniciada por seu antecessor, Bento XVI, e completada por Francisco. O segundo foi sua primeira Exortação Apostólica, Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), publicada em 26 de novembro de 2013.

Fonte: Portal Terra (24/01/2014)/ Foto: www.news.va