Jesuítas celebram quarto centenário no Vietnã

Os primeiros missionários chegaram em 1615

A Companhia de Jesus no Vietnã iniciou as preparações das comemorações dos 400 anos dos jesuítas no país, no dia 18 de janeiro. Uma missa solene foi presidida pelo Bispo de My Tho, dom Paul Bùi Van Ðoc, na Catedral de Notre Dame de Ho Chi Minh City. Na ocasião, foi anunciado também que o biênio (2014-2015) é um Ano Santo. O intuito é relembrar e celebrar a chegada dos primeiros missionários, em 1615.

Segundo o jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, o Ano Santo começa em 18 de janeiro de 2014 e se conclui em 18 de janeiro de 2015.  O objetivo é favorecer a renovação dos membros da Companhia de Jesus no Vietnã e de todos aqueles que seguem a espiritualidade inaciana. A data contribuirá também com o fortalecimento do espírito missionário e possibilita que os cristãos vietnamitas possam conhecer melhor a história da missão da Companhia de Jesus no país.

Segundo a Agência Eglise d’Asie os primeiros jesuítas desembarcaram no porto de Hôi An, no centro do Vietnã, em 18 de janeiro de 1615, acompanhados por alguns cristãos japoneses. Embora outros missionários tenham chegado anteriormente ao país, para anunciar o Evangelho, este permanece o episódio mais conhecido que traça a história da evangelização no país.

Antes da chegada dos jesuítas, tentativas de evangelização isoladas tinham ocorrido durante o século XVI. Alguns anais da história assinalam a presença, em 1533, de um ocidental, denominado “I-Ni-Khu”, comprometido com a difusão do cristianismo na região de Nam Dinh. Posteriormente, em 1550, e, em 1580, nota-se a presença de alguns dominicanos.

Em 1584, será a vez de quatro franciscanos. Com a chegada dos jesuítas, cujo primeiro desembarque se registrou em 1615, o processo de evangelização foi confirmado de forma consistente. Os jesuítas tiveram um papel importante na elaboração de uma escritura nacional e de uma catequese adequada para o povo vietnamita.

 

Fonte: pt.radiovaticana.va