Haiti recebe Fórum Internacional

Evento analisou a atuação dos jesuítas na região

O Comité Jesuíta Interprovincial Haiti (CIJH) em parceira com os jesuítas que atuam no país realizaram um Fórum Internacional, entre os dias 9 e 12 de janeiro, na capital Porto Príncipe. O evento foi organizado para relembrar os quatro anos do terremoto que atingiu a ilha, em 12 de janeiro de 2010. O fenômeno matou milhares de pessoas e destruiu grande parte da infraestrutura social, econômica e cultural do país.

Os participantes do Fórum expressaram, publicamente, profunda gratidão as pessoas que têm mostrado solidariedade. Além disso, foi realizada uma reflexão sobre o impacto do desastre sobre a vida dos haitianos, a importância da ajuda humanitária recebida e sobre a atual situação sócio-política e econômica da ilha. No Fórum, também foi realizado um balanço sobre o trabalho dos jesuítas no Haiti, após o terremoto.

O CIJH encerra suas atividades na região e dá início a um novo projeto apostólico no território. Agora, os jesuítas do Haiti e sua equipe vão atender a grandes desafios da realidade haitiana atual, por meio da oração, da reflexão e do discernimento.  O intuito é identificar prioridades e principais linhas de ação para os próximos cinco anos.

Fonte: www.sjweb.info/ Foto: jrsusa.org/