Imagens do acervo vieirense compõem memorial

Fotos do Pe.Camilo Torrened fazem parte do memorial, que é coordenado por Augusto Albuquerque, ex-aluno do Colégio Antônio Vieira

A Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica (BA), inaugurou o Memorial Acervo Iconográfico da cidade, no dia 7 de janeiro. Coordenado pelo ex-aluno do Colégio Antônio Vieira, Augusto Albuquerque, a exposição teve contribuição de seis fotos do acervo vieirense, tiradas pelo Pe. Camilo Torrened, no ano de 1916.

Augusto contou como iniciou a busca por imagens antigas da ilha. “As pesquisas começaram informalmente em 2011, quando eu estava no período de férias em Salvador”, informou. Nesse mesmo ano, segundo Augusto, o resultado das buscas foi apresentado ao Fundo de Cultura do Estado como um projeto, uma proposta da Associação dos Amigos de Itaparica (Assabita), no qual o vieirense é associado. “Nós fomos contemplados em primeiro lugar no edital de Demanda Espontânea da Secretaria de Cultura da Bahia”, completou.

Hoje, o acervo conta com quase mil imagens catalogadas e parte delas está sendo exposta na Biblioteca. Durante o discurso de abertura da exposição, Augusto não poupou elogios ao Colégio que, além de contribuir para a sua formação, ajudou a compor o acervo do Memorial.  “Sabia que o Colégio tinha essas fotos, mas me surpreendi com a quantidade. Fui muito bem acolhido como ex-aluno. O Vieira deixa uma marca indelével na personalidade da gente. Ser aluno do Vieira é único. Sou um eterno vieirense”, concluiu emocionado.

A bibliotecária do Vieira, Suzana Lebre, que esteve presente na solenidade de abertura, comemorou a exposição que conta com as seis fotos tiradas pelo padre jesuíta no século passado.  “Esse memorial de Itaparica ressalta a importância do acervo do Colégio”, finalizou.

Fonte: Colégio Antônio Vieira