Projeto de Fé e Alegria recebe prêmios no ES

Armazém Esperança recebeu duas premiações que valorizam ações de preservação do meio ambiente

O projeto Armazém Esperança, desenvolvido por Fé e Alegria ES, em parceria com a empresa de Marca Ambiental, recebeu o Prêmio Atitude Sustentável e o Prêmio Ecologia 2013. As duas premiações valorizam ações de preservação do meio ambiente e incentivam a sustentabilidade.

No Prêmio Atitude Sustentável – promovido pela TV Gazeta/Rede Globo – o Armazém Esperança ficou em primeiro lugar na categoria Terceiro Setor. A premiação aconteceu no dia 11 de dezembro de 2013, durante a 24ª Feira do Verde, realizada na Praça do Papa, em Vitória. Criado em 2010 para incentivar os hábitos sustentáveis e de responsabilidade social do cidadão capixaba, o Atitude Sustentável também procura reconhecer, homenagear e premiar os projetos que desenvolvem ações voltadas para o meio ambiente.

O projeto Armazém Esperança também foi um dos ganhadores do Prêmio Ecologia 2013, sendo consagrado em primeiro lugar na categoria “Experiência de Sucesso”. Promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), com o apoio da TV Vitória/Rede Record, a cerimônia que reconheceu os projetos desenvolvidos em prol do meio ambiente aconteceu, no dia 16 de dezembro, no Palácio Anchieta, sede do Governo capixaba. O momento contou com a presença do Governador Renato Casagrande e da secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel.

Desde 1999, o Prêmio Ecologia incentiva a ampliação da consciência ecológica e promove a importância da preservação ambiental para a qualidade de vida da população e a saúde do planeta. Sempre com o objetivo de fomentar o debate sobre as questões ambientais e aumentar a consciência social sobre o dever de cada um quanto à proteção da natureza. A iniciativa premia projetos nas seguintes categorias: Pesquisa, Educacional, Empresarial, Experiências de Sucesso, Jornalismo, Fotografia, Desenho e Construção Civil.

O recebimento dos Prêmios Atitude Sustentável e Ecologia consolidaram o projeto Armazém Esperança como uma das melhores práticas de destinação correta dos resíduos domésticos. Lançado em 22 de novembro de 2012, na comunidade de Nova Esperança, em Cariacica, o projeto tem como foco o desenvolvimento ambiental do bairro, sendo um importante exercício de cidadania, onde os moradores cumprem o papel de destinar corretamente diversos materiais recicláveis como papel, plástico, alumínio, óleo de cozinha e baterias.

Ao adotar esse hábito, contribuindo com o futuro do meio ambiente, cada morador recebe em troca uma moeda solidária, que lhe dá a oportunidade de adquirir qualquer produto disponível no Armazém Esperança. O projeto cumpre o papel educacional em favor do meio ambiente, incentivando entre os moradores a prática dos três ‘R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.

Fonte: Fé e Alegria ES